Veja sete tendências punk que revolucionaram a moda

Das jaquetas de couro aos alfinetes de pressão, relembre as referências típicas do gênero que ainda influenciam o universo fashion

Redação Publicado em 21/05/2017, às 11h17 - Atualizado às 13h44

Vivienne Westwood; Johny Rotten e Sid Vicious, do Sex Pistols; Joan Jett, do The Runaways e capa do disco <i>Ramones</i> (1976) — símbolos da era punk

Ver Galeria
(9 imagens)

O punk representa muito mais que um gênero musical. A cultura consolidada por bandas como Ramones, The Clash e Sex Pistols atravessou décadas e influencia os hábitos da sociedade até os dias atuais.

Parte dessa intervenção foi consolidada na moda, na qual o visual do punk rock deve muito a Vivienne Westwood, estilista fora dos padrões que tirou o estilo do universo underground para colocá-lo nos armários de pessoas de todos os estilos e do mundo todo.

Em 1970, Vivienne e o namorado Malcolm McLaren (também empresário dos Sex Pistols) criaram uma loja de roupas chamada Let It Rock — mais conhecida como SEX, e que depois mudou de nome para Seditionaries — que vendeu peças que se tornaram ícones do movimento.

Alguns itens da loja foram expostos, em 2013, na mostra Punk: Chaos to Couture, do Metropolitan Museum of Art de Nova York, que enfatizava a importância da relação entre a moda e o punk.

Nas fotos acima, veja sete elementos da moda punk que ditaram tendências ao longo dos anos.