Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: Rincon Sapiência faz ode ao país no clipe de “Coisas de Brasil”; veja

Música faz parte do EP SP Gueto BR, trabalho mais recente do rapper paulistano

Luciana Rabassallo Publicado em 28/08/2014, às 11h18 - Atualizado em 07/01/2015, às 15h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Rincon Sapiência no clipe de "Coisas de Brasil"  - Reprodução/Vídeo
Rincon Sapiência no clipe de "Coisas de Brasil" - Reprodução/Vídeo

Por Luciana Rabassallo

O rapper paulistano Rincon Sapiência lança com exclusividade no blog Cultura de Rua, espaço dedicado ao hip-hop na revista Rolling Stone Brasil, o clipe da faixa “Coisas de Brasil”. O vídeo de quase cinco minutos mostra belíssimas paisagens de cidades como Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Salvador, enquanto Sapiência rima sobre as belezas e agruras do país.

Exclusivo: Don L lança clipe da faixa “Morra Bem, Viva Rápido”, dirigido pelo português João Seguro.

“Coisas de Brasil”, segundo single do EP SP Gueto BR, divulgado em maio deste ano, foi produzido pelo próprio rapper e conta com a participação da cantora paulistana Denna Hill. Com pegada samba-rock e beat potente, a faixa descreve as belezas naturais do Brasil e exalta a cultura popular enquanto faz um contraponto com a violência e a ineficiência do governo em fornecer saúde, educação e moradia ao povo.

“Ela tem um discurso forte, contestador, mas não deixa de soar agradável para se ouvir, dançar e se divertir”, explica Rincon sobre “Coisas de Brasil”. A letra do rap dá o tom do clipe, que intercala diversas cenas do cotidiano com as várias tribos do país: “Eu estou sempre na rua e sempre trombo com os rastas, os hippies, os roqueiros e os figuraças em geral".

"Saímos com as câmeras e fizemos retratos das pessoas que achávamos que tinham um perfil legal. Tem um negão que aparece de terno, um sorriso simpático, cheio de anéis nos dedos, até parece que foi algo produzido, mas não, nós o encontramos andando na rua. No meu ponto de vista é um dos detalhes mais ricos do vídeo.”

A direção ficou por conta de Luba Construktor, também conhecido como DJ A.S.M.A., e a produção é da agência Porqueeu Conceito e Conteúdo, também responsável também pelo vídeo de “Elegância”, primeira canção de destaque de Rincon, que rendeu ao músico uma indicação ao VMB 2010, premiação da MTV Brasil.

As dez maiores brigas da história do rap.

"A gente quis fugir de alguns clichês que já são bem explorados no cinema nacional como as favelas, os crimes, as armas e as bundas". O cuidado, contudo, não é uma tentativa de mostrar uma imagem ‘maquiada’ do Brasil. "Não está tudo maravilho por aqui", adverte Sapiência, que escolheu uma rima bem criativa para encerrar a faixa: "Brasil, vivemos à margem deste lugar, onde os 'Marcolas' surgem à 'Beira-Mar'".

Ficou curioso? Então é só dar o play e conferir “Coisas de Brasil”, o novo clipe de Rincon Sapiência: