Blog da Redação

postado: 27 de Fev. de 2017 às 14:06

Programador usa coeficiente matemático para determinar qual a música mais depressiva do Radiohead

  • Imprimir

Por Redação

Grandes mistérios que assombram a humanidade: qual o sentido da vida? o que são as linhas de Nazca, no Peru? Paul McCartney está morto? Os Estados Unidos forjou o pouso do homem na Lua e pediu para Stanley Kubrick filmar a cena? Qual a música mais triste do Radiohead? Felizmente, uma dessas grandes dúvidas universais teve sua resposta revelada na última semana.

Preocupado em descobrir qual a faixa mais depressiva da discografia do grupo de Thom Yorke, o programador Charlie Thompson desenvolveu um coeficiente matemático para solucionar o mistério. Para isso, ele usou uma API do Spotify (uma Interface de Programação de Aplicação, isto é, um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software) para avaliar a positividade de cada canção do Radiohead, baseando-se em uma escala de 0 a 1.

Entre todas elas, “True Love Waits” (canção que desde o início dos anos 2000 era tocada pelo grupo e que só foi gravada para o disco mais recente, A Moon Shaped Pool) tinha a menor pontuação, chegando a 0.0378. Ele ainda determinou a porcentagem de expressões depressivas dentro de cada canção através de uma API do Conselho de Pesquisa Nacional Canadense que associa palavras a emoções. Para justificar a própria tese, ele montou uma equação que aponta o índice da bad de cada música. O resultado da fórmula varia de 1 a 100, sendo que 1 significa completamente na fossa e 100 muito feliz. Veja abaixo a equação.

“De todos os nove discos do Radiohead, A Moon Shaped Pool é o que tem mais músicas abaixo do índice de tristeza”, ele concluiu. “Isso tudo é influenciado pelo fato de ‘True Love Waits’, a mais triste de todas, ser a faixa que encerra o álbum. De acordo com o estudo, o mais recente LP do quinteto britânico é o mais depressivo desde Hail to the Thief (2003).

Veja abaixo o gráfico.

Caso você esteja montando a playlist mais bad de todos os tempos, não se esqueça de incluir as canções “Motion Picture Soundtrack”, “Give Up the Ghost”, “High and Dry”, “Let Down” e “Exit Music”, que, conforme foi apontado pelo estudo, também estão entre as mais tristes do grupo. No extremo oposto, Thompson descobriu que “15 Step”, “Feral” e “Bodysnatcher” são as mais “felizes” do Radiohead.

Parece que valeu a pena esperar mais de 15 anos para que “True Love Waits” fosse gravada. Ouça abaixo a canção.


Radiohead - True Love Waits [ LP ] from Vinilos y Descarga on Vimeo.