Blog da Redação

postado: 16 de Nov. de 2017 às 15:58

Festival espanhol de música eletrônica, Sónar tenta enviar música para extraterrestres

  • Imprimir

Por: Redação

Sónar, o conceituado festival de música eletrônica de Barcelona, está celebrando o aniversário de 25 anos de uma maneira única: tentando contatar vidas extraterrestres inteligentes. A transmissão, chamada “Sónar Calling GJ273b”, é a primeira mensagem de rádio a ser enviada para um planeta fora do sistema solar que é potencialmente habitável.

A mensagem inclui 33 trechos de 10 segundos de música especialmente curados pelo festival. Entre os artistas contribuintes estão Holly Herndon, Matmos, Autechre, Laurel Halo, Richie Hawtin, Modeselektor, Jean-Michel Jarre, the Black Madonna, Kode9 e outros. É esperado que a transmissão alcance o planeta GJ273b, a estrela B de Luyten, localizado a 12,4 anos-luz da Terra.

O primeiro sinal foi enviado no último mês de outubro, e um próximo está planejado para abril de 2018. O festival está convidando o público do Sonar para fazer parte do projeto, incluindo composições próprias no envio. De todo o material recebido, serão escolhidas três músicas para integrar a transmissão de abril. Todas as informações estão no site do projeto.

Abaixo, assista a um vídeo (em inglês) que explica como funciona o “Sónar Calling GJ273b”.