Blog da Redação

postado: 1 de Nov. de 2017 às 18:09

Guy Fawkes Night: conheça o marco histórico britânico que influenciou V de Vingança e Sherlock

  • Imprimir

Por: Redação

O dia 5 de novembro pode não significar muito no Brasil, mas com certeza é um marco para a cultura pop mundial. Apesar de celebrada em Londres com uma feliz chuva de fogos de artifício, a Guy Fawkes Night (ou Noite de Guy Fawkes) relembra o episódio em que o soldado britânico católico Guy Fawkes, membro da Conspiração da Pólvora, tentou explodir o Parlamento Inglês e matar o rei protestante Jaime I, no ano de 1605.

No entretenimento, o maior fruto do acontecimento é o clássico filme V de Vingança, de 2005. Com Natalie Portman (Cisne Negro) e Hugo Weaving (Matrix) no elenco e roteiro assinado pelas irmãs Wachowski (Matrix e Sense8), o longa conta a história do misterioso revolucionário V, que veste uma máscara estilizada de Guy Fawkes e, inspirado pela Conspiração da Pólvora, traça um plano teatral para derrubar o Estado.

Na TV, quem utilizou a data foi a BBC, como tema do primeiro episódio da terceira temporada de Sherlock. Nele, John Watson (Martin Freeman) é sequestrado no dia em que o governo britânico vai discutir um projeto de lei antiterrorismo. Para aumentar o mistério, Sherlock Holmes (Benedict Cumberbatch) tem que resolver tudo durante a Guy Fawkes Night, data propícia a muitas explosões e fogueiras.

Em outra produção da BBC, Michael Fassbender (Alien: Covenant) dá vida ao próprio Guy Fawkes. A minissérie Gunpowder, Treason & Plot, que foi ao ar em 2004, descreve os turbulentos e sangrentos reinos dos monarcas escoceses Maria da Escócia e do filho dela, Jaime VI da Escócia, que se tornou Jaime I, rei da Inglaterra.

Com todo esse material, já dá para ter motivo para uma maratona neste domingo, 5, e conhecer toda a história e influência de Guy Fawkes — na Inglaterra e no entretenimento.