Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Veja dez dicas para correr a 2ª Rolling Stone Music & Run São Paulo

Corrida acontece neste sábado, 1º, em São Paulo

Giselli Souza Publicado em 31/10/2014, às 12h09 - Atualizado às 12h21

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
As mais de 4 mil pessoas logo após o aquecimento oficial - Renata Anbar
As mais de 4 mil pessoas logo após o aquecimento oficial - Renata Anbar

Por Giselli Souza, do blog Divas Que Correm 

Está chegando o dia da corrida noturna mais rock and roll de São Paulo, que acontece neste sábado, 1º, às 19h, no Memorial da América Latina. Mesmo para quem treinou, aquele “friozinho” na barriga começa a bater, seja para participar do percurso de 5km ou do de 10km. A boa notícia é de que, depois da entrega da medalha, a festa é garantida com show da banda Blitz, além do open bar de cerveja Karavelle.

Para quem está na contagem regressiva para a prova, listamos algumas dicas que podem ajudar a diminuir o nervosismo e a evitar estresses desnecessários, garantindo que você aproveite ao máximo o evento.

1) Vá de metrô

Como a festa após a corrida terá open bar de cerveja, a melhor opção é ir de metrô e descer na estação Palmeiras-Barra Funda (a menos de dez minutos da Arena Rolling Stone, onde será realizada a prova). Para que optar por ir embora de táxi, há vários pontos na região.

2) Use a roupa do treino (e a camiseta oficial da prova também)

Dia de prova não é dia de estrear roupa nova, muito menos tênis. Para evitar assaduras desnecessárias e bolhas nos pés, invista em roupas e calçados com que você já esteja acostumado.

Atenção: o acesso à Arena Rolling Stone, onde acontece o show e a largada, só será permitido aos atletas que estiverem usando a camiseta oficial do evento. Sendo assim, leve uma camiseta extra para correr, mas não se esqueça da camiseta do kit.

3) Economize no guarda-volumes

Para o pós-prova, leve uma troca de roupa, de preferência camiseta e agasalho - e só. Evite deixar muitos pertences no guarda-volumes. Para facilitar a identificação, os organizadores costumam colocar as bolsas em uma sacola plástica com o seu número de peito (a identificação do corredor na prova). Fique de olho no relógio para retirar os seus pertences: o prazo máximo é 23h45.

4) Invista em refeições leves

Não invente comer nada com que você já esteja acostumado no dia da prova. No sábado à tarde, se puder, descanse e faça um lanche reforçado, ou jante mais cedo, por volta das 18h. Se puder, leve uma fruta (de preferência banana, que ajuda a dar uma dose a mais de carboidrato e potássio) para comer meia hora antes da largada.

5) Se você treinou...

Procure largar em um ritmo mais confortável e só tente acelerar na segunda metade da prova. O percurso de ida mais volta do Minhocão tem 5,45 km e conta com algumas pequenas elevações. Poupe energia para elas. Se você for investir em um ritmo de corrida mais forte, tente largar mais na frente. Caso contrário, procure ficar mais atrás dos pelotões.

6) ...Se você não treinou

Largue no fundo e em um ritmo bem lento. Não tenha vergonha de caminhar na prova, se tiver vontade. Grandes maratonistas já caminharam em alguma prova, pode ter certeza! Beba água em todos os postos e procure curtir ao máximo o evento. Fique tranquilo em relação ao relógio. Você terá duas horas para concluir o percurso.

7) Beba bastante água

Com esse calor, beba água em todos os postos de hidratação, ainda que seja apenas um gole. Mesmo com a previsão de chuva para o horário da prova, a temperatura deve estar em torno de 22 graus e no asfalto a sensação térmica é sempre maior. Sendo assim, é vale a prevenção.

8) Alimente-se depois da prova

Antes de aproveitar o open bar, coma o lanchinho que a organização oferecerá no pós-prova e, se possível, leve também alguma coisa de casa (barra de cereal ou salgadinhos integrais são ótimas pedidas). Beber de estômago vazio é perigoso, ainda mais porque você vai fazer um esforço extra para correr, sejam 5km ou 10km. Não vacile e se alimente para curtir ao máximo o show da Blitz!

9) Tempo líquido x tempo bruto

Na hora de cruzar a linha de chegada, o tempo do relógio da prova certamente estará diferente do seu relógio, pois aquele é o tempo bruto – contagem do tempo desde o momento que foi dada a largada até a hora que o atleta cruza a linha de chegada.

Ou seja, se você largou no “fundão”, haverá uma “defasagem” nesse tempo entre o seu relógio e o da prova. Não se preocupe, pois o que vai garantir a medição correta será o chip que você colocará no tênis no início da prova. Esse será o seu tempo oficial, que será enviado por e-mail para todos os atletas, posteriormente.

10) Compartilhe a sua conquista

A melhor parte das conquistas é por compartilhá-la com os amigos. Então, não se esqueça de marcar as suas fotos nas redes sociais com as hashtags #rsmusicrun e #rollingstonebrasil.