Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Som na Sala no YouTube: gravações feitas com uma câmera, um microfone e um laptop pretendem formar panorama dos novos talentos da MPB

Redação Publicado em 12/06/2012, às 18h23 - Atualizado em 13/06/2012, às 17h35

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Som na Sala - Divulgação
Som na Sala - Divulgação

Por Cláudia Boëchat

Um dia, uma cantora iniciante pediu para um amigo gravar uma canção, feita em parceria com ele, para divulgar no YouTube. Ficou bacana. O cara, então, teve um “estalo” e criou o canal Som na Sala, sobre o qual vou contar pra vocês direitinho como é. A cantora a que me referi é Luiza Sales (clique aqui para saber mais sobre ela) e o compositor é Vinicius Castro. O projeto Som na Sala conta também com o cinegrafista Daniel Terra, que aparece ao lado de Vinicius na foto.

Funciona assim: Vinicius fica de olho nos novos talentos que vão brotando no Rio de Janeiro; escolhe um e convida para uma gravação feita na sala de sua casa, em Botafogo. As músicas são de sua autoria. A ideia é gravar um “clipe” por mês, com apenas um microfone, uma câmera e um laptop para editar. A proposta inicial era a de ter um convidado a cada mês, mas em maio foram dois - uma dupla de artistas não dois clipes.

“Ao fim do ano, com 12 convidados, o canal será uma espécie de retrato da nova cena carioca. Servirá como registro de uma geração que vem buscando consolidar sua carreira e buscando novas formas de mídia de divulgação. Estamos com boa aceitação. Com apenas cinco vídeos no ar já alcançamos mais de 25 mil visualizações”, conta Vinicius, empolgado.

Fui conferir o canal e gostei do que vi. Por isso, vou mostrar os cinco vídeos que já estão no ar. O próximo deverá ser um especial com a galerinha que já participou e outros instrumentistas. Os vídeos entram no YouTube sempre no último dia do mês.

Maio: Thiago Amud, parceiro de Guinga e apontado como um dos grandes compositores da nova geração, e Mateus Xavier, diretor musical do Bloco do Sargento Pimenta, cantam “Profecia” (Thiago Amud/VInicius Castro):

Abril: Karla da Silva, dona de um potente e característico timbre vocal. Canta “Antes de Amar-te” (poema de Pablo Neruda musicado por Vinicius Castro):

Março: Julia Bernat, cantora e atriz que trabalhou em Malhação e em musicais como Violinista no Telhado e A Noviça Rebelde, canta “Sem Arestas” (Vinicius Castro):

Fevereiro: Aline Paes, vencedora do Prêmio Divas da Música Brasileira em 2010, canta “Canção de Amor” (Vinicius Castro):

Janeiro: Luiza Sales canta “Linha do Tempo” (Luiza Sales/Vinicius Castro):

Bacana, né?

Para falar com Cláudia Boëchat envie um e-mail para claudia.boechat@rollingstone.com.br