Blog da Redação

postado: 13 de Abril de 2017 às 14:18

Nova espécie de camarão ganha nome em homenagem ao Pink Floyd

  • Imprimir

Por Redação

O rock pode conquistar novos adeptos todos os dias, mas, nesta semana, ganhou algo inusitado: um camarão. Pesquisadores da Universidade de Oxford, na Inglaterra, nomearam uma nova espécie do crustáceo como Synalpheus pinkfloydi, em homenagem à icônica banda britânica Pink Floyd.

O camarão usa sua grande garra rosa para produzir um ruído sônico, que pode ser letal para pequenos peixes. O barulho gerado pela garra do animal atinge até 210 decibéis, sendo um dos sons mais altos do oceano. Veja a foto do crustáceo no post abaixo:


O nome foi dado por Sammy De Grave, chefe de pesquisa do Museu de História Natural da Universidade de Oxford, e por seus colegas, que descobriram a espécie na costa do Panamá. A descrição do crustáceo foi publicada no periódico Zootaxa por cientistas da universidade britânica, da Universidade Federal de Goiás, no Brasil, e da Universidade de Seattle, nos Estados Unidos.

De acordo com a BBC, De Grave é fã do Pink Floyd desde adolescente e estava à procura de uma oportunidade para realizar a homenagem. “O camarão-pistola foi a ocasião perfeita para finalmente fazer algo relacionado à minha banda favorita. Somos todos fãs de Pink Floyd, e sempre dissemos que se encontrássemos uma nova espécie de camarão rosa, iríamos homenagear a banda”, disse em entrevista ao veículo.

E esse não é o primeiro crustáceo nomeado em tributo à uma lenda do rock. A espécie Elephantis jaggerai foi batizada em razão da admiração do cientista por Mick Jagger, vocalista dos Rolling Stones.