Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: ex-Quarto Negro, Eduardo Praça lança single solo em parceria com Helio Flanders

“Clérigo” é uma das faixas do álbum Rio do Tempo, estreia do projeto Apeles, que chega aos serviços de streaming em 23 de junho

Lucas Brêda Publicado em 08/06/2017, às 15h43 - Atualizado às 17h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Eduardo Praça (ex-Quarto Negro), no projeto Apeles, ao lado de Helio Flanders (Vanguart) - José Menezes
Eduardo Praça (ex-Quarto Negro), no projeto Apeles, ao lado de Helio Flanders (Vanguart) - José Menezes

Por Lucas Brêda

Eduardo Praça, ex-integrante do Quarto Negro e guitarrista do Ludovic, está saindo em carreira solo. O projeto, denominado Apeles, prepara o primeiro disco, Rio do Tempo, para o próximo dia 23 e, nesta quinta, 8, já é possível ouvir uma das faixas do trabalho, “Clérigo”, com exclusividade no Sobe o Som.

“Clérigo” é uma parceria do Apeles com Helio Flanders, vocalista e líder do Vanguart. “Conheci o Helio em 2005, em Cuiabá, quando toquei na cidade com o Ludovic”, conta Praça. “Desde aquela época falávamos sobre produzir algo juntos. Ano passado, quando eu estava gravando o disco, o [produtor] Leonardo Marques sugeriu convidarmos o Helio para o dueto em ‘Clérigo’ e finalmente coroamos essa amizade tão duradoura.”

A faixa é cadenciada, remetendo ao clima de “Let Me Kiss You”, de Morrissey, e carregada por violão e piano. Conforme a canção vai ganhando forma, arranjos de corda e um baixo robusto elevam a tensão e a dramaticidade da faixa. Flanders e Praça dividem os microfones, cantando juntos e opondo grave (Praça) e agudo (Flanders) até no sofrido refrão: “Sabe quando te fascina como o sol que te ilumina de manhã.”

Segundo Praça, “Clérigo” é uma das músicas mais antigas da leva de composições que acabaram integrando o disco Rio do Tempo. “Compus parte dela na Argentina e ela soava bem diferente na época”, explica ele sobre a origem da canção. “O cello e o piano foram sugestões do Leonardo [Marques, produtor] e deram um toque bem especial à música.”

Rio do Tempo marca o primeiro trabalho de Praça depois de o Quarto Negro ter anunciado o fim das atividades. O álbum foi gravado, mixado e masterizado por Leonardo Marques, no Estúdio Ilha do Corvo, em Belo Horizonte, e traz dez faixas inéditas. Gabriel Soares, líder da banda Atalhos, é responsável pela bateria no disco.

Além de “Clérigo”, o Apeles já revelou a faixa “Sociedade dos Lobos”. Ouça as duas músicas abaixo.

Tracklist de Rio do Tempo

1 – “XXVI I '13”

2 – “Vermelha”

3 – “Funeral (Ode às Desvirtudes)”

4 – “Clérigo (part. Helio Flanders)”

5 – “De Manhã, Doce e Leve”

6 – “ XXV VI '16”

7 – “Imensamente Sutil”

8 – “Rio do Tempo”

9 – “Sociedade dos Lobos”

10 – “E Eu Anseio Pela Colisão dos Mundos”