Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Atração do Lollapalooza 2016, Dingo Bells toca “Funcionário do Mês” em versão intimista

Faixa integra primeiro disco do trio gaúcho, Maravilhas da Vida Moderna

Lucas Brêda Publicado em 11/11/2015, às 18h53 - Atualizado em 20/11/2015, às 17h31

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Dingo Bells em cena do vídeo intimista de “Funcionário do Mês” - Reprodução/Vídeo
Dingo Bells em cena do vídeo intimista de “Funcionário do Mês” - Reprodução/Vídeo

Por Lucas Brêda

Tendo lançado o disco de estreia, Maravilhas da Vida Moderna, este ano, o Dingo Bells é uma das atrações brasileiras no próximo festival Lollapalooza, que acontece em 2016. A banda gaúcha vem se apresentando em todo o Brasil durante os últimos meses e, nesta quarta, 11, revela uma versão intimista da canção “Funcionário do Mês”, com exclusividade no Sobe o Som.

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve conhecer.

Nona faixa de Maravilhas da Vida Moderna, “Funcionário do Mês”, na gravação original, traz arranjos aéreos, com pegada psicodélica, crescendo com groove e backing vocals na segunda metade. Ela é também uma das canções que melhor representa o conceito do álbum, voltado a reflexões e divagações acerca da vida contemporânea.

Na versão acústica e intimista – gravada em áudio e vídeo para o Projeto Camaleão, na Area 51, em Porto Alegre –, eles priorizam a melodia e os vocais de Rodrigo Fischmann, que passeia entre tons mais altos sem perder a desenvoltura. Com base em violão e teclado, a nova versão de “Funcionário do Mês” ganha decoração com sons feitos em máquina de escrever, dando o andamento à música.

Mais no SoS: Mohandas emerge em sonoridades eletrônicas em novo disco

Além de Fischmann, o Dingo Bells é formado por Felipe Kautz (baixista, vocalista e tocador de máquina de escrever), Diogo Brochmann (guitarrista e tecladista). O trio da escalação principal eventualmente é acompanhado pelo guitarrista Fabricio Gambogi (no vídeo, também “tocando” a máquina de escrever) em algumas das apresentações.

Veja a versão intimista de “Funcionário do Mês” abaixo

Lançado no último mês de abril, Maravilhas da Vida Moderna não representou apenas a estreia do Dingo Bells em disco, como também colocou a banda no mapa da nova música brasileira de destaque. O álbum rendeu aos gaúchos uma turnê nacional com o trio baiano Maglore, além de uma vaga na escalação do Lollapalooza 2016.

Selvagens à Procura de Lei abre caminho para novo disco com o single “Tarde Livre”.

“Queríamos algo que nos deixasse satisfeitos”, disse Kautz sobre o álbum de estreia, na ocasião do lançamento, em entrevista à Rolling Stone Brasil. “É quase como se eu quisesse fazer algo que eu pudesse mostrar para o meu filho. Dizer: ‘Olha só, um dia eu me reuni com esses caras e a gente fez isso.”

Praticamente criado nas idas frequentes do grupo a um sítio na região de Viamão, no Rio Grande do Sul, Maravilhas da Vida Moderna teve participações de Felipe Zancanaro (Apanhador Só) e produção de Marcelo Fruet. “Gravamos bateria, baixo, alguns violões, guitarras e coisas que achávamos que o sítio poderia acrescentar, como sonoridade e como aura do lugar”, comentou Kautz.

Sara Não Tem Nome expressa melancolia no clipe de “Solidão”

“Tudo se encaixou sob esse ‘telhado’”, teorizou Fischmann, na mesma entrevista, citando o conceito que ultrapassa os versos e vai do título à arte do disco. Kautz ainda emendou: “Falamos sobre como vemos as pessoas levando a vida delas – e isso nos inclui. Então, [as faixas] têm muito mais um quê de reflexão mesmo. Procuramos fazer do álbum uma ilustração do tempo em que vivemos.”

Abaixo, ouça a íntegra de Maravilhas da Vida Moderna.