Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: The Baggios faz homenagem ao rock setentista e aos moderninhos em clipe de “Sem Condição”

Banda lança o primeiro clipe do mais novo disco, Sina, de 2013

Pedro Antunes Publicado em 26/05/2014, às 17h59 - Atualizado às 18h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
The Baggios - Divulgação
The Baggios - Divulgação

Uma pílula de riffs musculosos e bateria devastadora de pouco mais de três minutos de duração. “Sem Condição” sequer deveria entrar no segundo disco do The Baggios, Sina, como contou o vocalista e guitarrista Júlio Andrade, mas chegou de forma devastadora, “aos 47 minutos do segundo tempo”. E fazendo gol de letra. A faixa foi a escolhida para ganhar videoclipe, estreado com exclusividade pela Rolling Stone Brasil, nesta segunda-feira, 26.

Ouça Ainda Somos os Mesmos, tributo em que novas bandas cantam clássicos de Belchior.

“Quando foi gravado, o clipe não teve roteiro ou identidade específica”, conta Andrade. A chegada da produtora Casulo Interactive Studio adicionou as intervenções gráficas no vídeo. “Começamos a buscar referencias de clipes feito nos anos 1970”, completa o guitarrista, citando vídeos de Black Sabbath e Deep Purple como referência, por conta dos “fundos brancos e efeitos loucos”.

O vídeo lembra clipes do também duo White Stripes, principalmente com as intervenções gráficas em formas de triangulo e a bateria em movimento. “Somamos essa ideia a uma linguagem mais moderna e dinâmica com referências de bandas dos anos 2000”, diz Andrade. “E um pouquinho de psicodelismo.”

O Baggios tem motivos para comemorar recentes. Eles acabaram de gravar um DVD para comemorar os dez anos de estrada do grupo e a ideia é vê-lo lançado ainda em 2014. Além de uma turnê pelo país, o duo pretende lançar mais dois clipes e negociam para publicar um livro de fotografias do grupo.

Jonnata Doll e os Garotos Solventes lançam primeiro clipe sob os mandamentos do sexo, drogas e rock and roll.

Um novo disco, contudo, ainda não está nos planos. “Estou acumulando um monte de músicas novas, até posso dizer que tenho uma quantidade para um disco cheio”, diz o músico. “Mas eu prefiro compor mais para começar a pré-produção, e nossa ideia é lançar no primeiro semestre de 2015.”

E, se depender do resultado de Sina, faz bem para o Baggios deixar algo para a última hora. A faixa foi eleita pela Rolling Stone Brasil como uma das 25 melhores do ano. “No fim das contas, [Sem Condição] foi a música que usamos como referência para a mixagem de todo o disco”, completa Andrade. “Ela tem uma pegada que traduz muito a nossa proposta musical no disco.”

Assista ao clipe de "Sem Condição":