Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: Banana Scrait revisita obra de conterrâneo Alberto Nepomuceno em poderosa versão de “A Jangada”

Duo cearense prepara o lançamento do álbum Giostra

Thiago Neves Publicado em 10/08/2015, às 12h18 - Atualizado às 13h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Daniel Arruda e Andrea Agda, do duo Banana Scrait - Amando Costa
Daniel Arruda e Andrea Agda, do duo Banana Scrait - Amando Costa

por Thiago Neves

No próximo dia 16 de outubro, a morte do compositor Alberto Nepomuceno completará 95 anos. Por isso, o regente cearense ganhará uma bela homenagem em agosto deste ano. O duo de Fortaleza, Banana Scrait, composto por Daniel Arruda e Andrea Agda, lançará em 28 de agosto o álbum Giostra, contendo versões das músicas de Nepomuceno.

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve conhecer.

Apesar de o compositor ter sido parceiro de artistas de renome como Osório Duque-Estrada e Francisco Manuel da Silva (responsáveis pelo autoria do hino nacional brasileiro), Nepomuceno é uma figura que caiu no esquecimento ao longo das décadas. “A obra dele é fascinante, o trabalho de pesquisa não foi fácil, mas valeu o esforço, o material é brilhante”, conta Andrea Agda.

Francisco, El Hombre esbanja vitalidade em performance de “Dicen”

Gravado simultaneamente ao Voo (2015), o novo registro do Banana Scrait é quase todo composto de versões de músicas do regente cearense. “A Jangada”, primeiro single do álbum, apresenta a ousada proposta do duo. Substituindo a erudição de Nepomuceno por um pesado riff de guitarra, a releitura da dupla manteve a estrutura original da canção. “A mudança foi estética, a canção, apesar de ter sido escrita há décadas, ainda é muito sofisticada e moderna”, explica Andrea.

Gentileza retorna com novo disco após seis anos; ouça.

Com poucos meses de respiro entre os lançamentos de Voo e Giostra, os álbuns compartilham as faixas “Giostra” e “Butterflies in My Mind”. Questionada sobre a proximidade entre as datas, Andrea justifica o acontecido como uma consequência do processo criativo do duo. “Nos propuseram que os discos fossem lançado com uma distância maior. Preferimos manter a divulgação para agosto. Os registros foram produzidos em certo paralelismo, queríamos que o público sentisse isso. Vivemos na era da playlist. Eu, particularmente, acredito no valor de se ouvir um álbum por inteiro. Não poderia separar esse material, não foi assim que ele foi feito”.

Escute, abaixo, com exclusividade no Sobe o Som a canção “A Jangada”, primeiro single de Giostra: