Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Conheça a carnavalesca “Caia em Si”, single do disco de estreia do Alaídenegão

Primeiro álbum do grupo manauense, Senóide Sensual tem lançamento marcado para março

Lucas Brêda Publicado em 02/03/2015, às 16h25 - Atualizado em 04/03/2015, às 16h55

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Alaídenegão - Divulgação
Alaídenegão - Divulgação

por Lucas Brêda

O grupo manauense Alaídenegão se prepara para lançar o primeiro disco da carreira, intitulado Senóide Sensual. Nesta segunda, 2, eles dão uma amostra da sonoridade que marca o álbum, divulgando com exclusividade no Sobe o Som o single “Caia em Si”, recheado de histórias carnavalescas e gingado.

Mais no SoS: Atalhos mostra folk “torto” em “José, Fiquei Sem Saída”

É difícil pensar em uma canção mais representativa para apresentar a banda, que se formou no carnaval de 2008 – mesmo ano em que “Caia em Si” foi escrita. “[A música] surgiu em uma viagem de ônibus entre o bairro Alvorada – onde moravam os integrantes do grupo – e a faculdade de filosofia”, conta o baixista e vocalista Agenor Vasconcelos. “A letra foi concebida em parceria com um colega do curso.”

Além das batidas tradicionais de marchinha, “Caia em Si” faz referências ao carnaval contando “a história clássica do pierrot, mas com referências ao mundo frenético de uma cidade industrial como Manaus, onde contas para pagar e inferninhos fazem a felicidade geral dos trabalhadores”, segundo Vasconcelos.

João Capdeville recorda-se do pai falecido no clipe de “Lembra?”

A música, entretanto, também é representação do ecletismo dos Alaídes – como são conhecidos os membros da banda em Manaus –, com entradas pontuais dos metais e guitarras limpas e suingadas, que remetem ao brega. No fim, o gingado dá lugar para uma bateria reta, que serve de base para guitarras mais soltas flertarem com o psicodélico.

A melodia de “Caia em Si” foi criada por Vasconcelos. “Apesar da [passagem do] tempo, a harmonia permanece a mesma que foi colocada na ocasião”, diz o baixista. “Essa dissonância e tensão – própria das marchinhas – preservam o estilo carnavalesco. O final coloca a cereja de um bolo de samba em que o recheio é puro rock and roll.”

Conheça “Caia em Si” abaixo

Gravado no ano passado, em São Paulo, no estúdio Costella, Senóide Sensual tem produção de Rafael Ramos e será lançado pela gravadora Deck em março. O álbum de estreia do Alaídenegão traz 14 faixas, entre as quais estão as já conhecidas “Rodar na Bica” – ouça abaixo – e “Tiroteio dos Praças”. “Caia em Si” encerra o disco de estreia da banda manauense.

Além de Agenor Vasconcelos, o Alaídenegão tem em sua formação Rafael Angelo (guitarra), Davi Escobar (guitarra e voz), AJ (bateria) e Markito Rock (trompete).