Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: conheça Orquestra Raiz, projeto que reúne Brasil e Estados Unidos com 35 artistas em um disco

Álbum está em processo de financiamento coletivo; ouça o primeiro single

Lucas Brêda Publicado em 21/09/2015, às 18h33 - Atualizado às 18h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Klaus Sena, produtor e um dos idealizadores do Orquestra Raiz - Leo Andrade/Divulgação
Klaus Sena, produtor e um dos idealizadores do Orquestra Raiz - Leo Andrade/Divulgação

Uma união das raízes brasileiras e norte-americanas por meio da música. Esta é a proposta do Orquestra Raiz, projeto idealizado por Alex Tea e Klaus Sena (foto), que dá início a uma campanha de financiamento coletivo para arrecadar R$ 10 mil em 20 dias e conseguir custear o disco realizado pelo grupo.

“O Orquestra Raiz é o resultado de mais de uma década de intercâmbio musical e amizade”, diz Alex Tea, um russo que mora em Nova Jersey, nos Estados Unidos. “Conheci a capoeira em 2003 e logo depois viajei ao Brasil pela primeira vez. Fiquei apaixonado pela cultura e diversidade de arte e música - passei vários anos absorvendo música tradicional de raiz pelas sugestões dos amigos e no próprio caminho de pesquisa e procura.”

Há alguns anos, Tea mostrou uma série de composições baseadas nas experiências de intercâmbio para o amigo produtor Klaus Sena, que se interessou e desenvolveu o projeto. “O disco foi como um laboratório de produção musical para os dois lados, pois não tínhamos nenhum compromisso em fazer isso ou aquilo, só queríamos nos divertir fazendo música legal com amigos, cada um de seu próprio ‘home studio’”, diz ele.

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve conhecer.

“Juntos, nós abrimos o projeto para realizar as músicas: convidamos várias participações especiais de cantores, instrumentistas, poetas e artistas”, acrescenta Tea. “No início a ideia era que eu fizesse apenas a mixagem de algumas composições do Alex, mas logo me envolvi com a produção musical do que começava a virar um disco. À medida que amigos foram conhecendo, opinando e participando, percebemos que teríamos uma bela obra a ser compartilhada.”

Mais no SoS: Mel Azul ironiza preconceito ao “novo rock” com o titã Paulo Miklos.

A primeira amostra desta obra – o disco As Americas, com participação de 35 artistas – é revelada com exclusividade no Sobe o Som (abaixo). É a faixa “Bamba”, primeiro single do Orquestra Raiz. Com vocais em português, a canção traz batida de samba, e vasta harmonia construída por diversos instrumentos, dos sopros aos graves. “O mar é o destino de todos os rios”, canta Saulo Duarte na letra.

Conheça “Bamba” abaixo.

Entre os participantes do Orquestra Raiz estão Saulo Duarte, Daniel Groove, Diogo Soares, Luê, Túlio Bias, entre outros novos artistas brasileiros. O projeto está em pré-venda – neste endereço –, com fotos e mais informação de como se pode contribuir para ele se tornar realidade.

Veja abaixo o vídeo que apresenta o Orquestra Raiz.