Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Los Porongas esquenta as turbinas para o terceiro disco e apresenta a música “Morrenasce”

O álbum, que ainda não teve o nome escolhido, deve ser lançado em outubro pela banda acriana

Lucas Borges Publicado em 14/08/2015, às 15h39 - Atualizado em 21/08/2015, às 18h29

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Integrantes da banda Los Porongas - Diego Gurgel
Integrantes da banda Los Porongas - Diego Gurgel

por Lucas Borges

Quando Diogo Soares sentou-se no estúdio da Rolling Stone, em São Paulo, durante uma tarde quente no ápice do verão de 2012, ele e seus companheiros do Los Porongas ainda eram quatro peixes do Acre fora d'água na maior cidade do Brasil.

Sobe o Som: 10 novos artistas nacionais que você deve conhecer.

Quatro anos não foram suficientes para se sentirem em casa na loucura urbana, e essa angústia foi gravada em O Segundo Depois do Silêncio, segundo álbum do conjunto depois do autointitulado Los Porongas, eleito um dos 25 melhores discos nacionais de 2007 por essa mesma revista.

Francisco, El Hombre esbanja vitalidade em performance de “Dicen”

O tempo passou, o vocalista Diogo se apaixonou, casou, desmontou o ninho em que ele morava com os “porongas” Carlos Gadelha (guitarra), Márcio Magrão (baixo) e Jorge Anzol (bateria), e na última quarta-feira, 12, a voz do grupo voltou a falar com a Rolling Stone, desta vez por telefone.

Gentileza retorna com novo disco após seis anos; ouça.

“Já me sinto parte de São Paulo”, disse, de Rio Branco. “Esse é um sentimento muito comum aqui no Acre, gostar de ser de um lugar. Eu só aprendi a gostar de São Paulo por causa das relações de amor que se estabeleceram na cidade. São Paulo, na aspereza dela, é generosa com a gente por causa das pessoas que vão sonhar nessa cidade. A gente só conseguiu permanecer porque encontrou outras pessoas para sonhar junto com a gente, se não, já tinha ido embora”.

Curumin fala da libertação das prisões artísticas e credita sobrevivência à internet.

É hora, portanto, de colher os frutos da boa relação com o solo paulistano por meio de um novo álbum, que já está pronto. A meta de R$ 30 mil angariados por financiamento coletivo está praticamente batida e deve ser superada com o apoio de parceiros convocados pela banda no Acre. Em outubro, as 11 faixas devem estar nos ouvidos do público, inclusive, ao vivo, em uma turnê.

“A gente sempre foi acostumado a fazer as coisas coletivamente, fazer shows gratuitos com os artistas do Acre, ocupar espaços públicos. E é muito legal estar vivendo isso dessa forma [por financiamento coletivo]. Caí de cabeça mesmo. Tem que servir para alguma coisa ter uma banda de rock hoje em dia, só tem sentido se você transforma. É bacana você ver que a arte está ajudando em um processo de pensamento crítico, de liberdade. É legal que as pessoas ficam mais tolerantes, se respeitam demais, estar fazendo um disco e achar que isso tem sentido além da minha ‘pavonice rock and roll’”, brinca Diogo.

“Esse é um disco que fala sobre ciclos, sobre o trabalho do amor, sobre morte e renascimento, sobre perdão. Praticamente todas as músicas falam sobre a relação entre as pessoas ou sobre saudade”. A primeira canção a ser divulgada é a intensa “Morrenasce”, exibida em primeira mão pelo Blog Sobe o Som: “Tenho um apego especial porque é a primeira música que apresentei para os outros ‘porongas’ e eles disseram: ‘Massa, pode ser uma música da banda’. Ela é muito literal, fala exatamente de, ‘Quem vai ficar para resistir, quem vai sair para não voltar’”.

Ouça:

Bruno Gouveia (vocalista do Biquíni Cavadão), Henrique Portugal (tecladista do Skank), Dado Villa-Lobos (ex-guitarrista do Legião Urbana), João Leão (baixista do Saulo Duarte e a Unidade) e Fernando TRZ (tecladista do Cérebro Eletrônico) participam do trabalho, que ainda não ganhou um nome.

A arte do álbum, criada pelo paulista Denis Diosanto – responsável também pela arte do single “Morrenasce”, vista na parte de cima da página –, espera Diogo, talvez ajude o Los Porongas a resumir a nova fase e a nova obra em palavras. “Estou pensando só agora nisso. Na verdade, acho que essa entrevista vai me ajudar a achar o nome do disco”, encerra o vocalista.