Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Psicodelia brasileira com “vocalista indiano”, Bombay Groovy prepara segundo disco

Músicos de São Paulo lançaram o primeiro álbum oficial neste ano e já trabalham em um novo registro

Lucas Borges Publicado em 02/05/2015, às 13h05 - Atualizado em 25/05/2015, às 15h46

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Integrantes da banda - Amanda Guerra
Integrantes da banda - Amanda Guerra

Por Lucas Borges

A Bombay Groovy não perde tempo. Enquanto sai em turnê que começou em 20 de abril, no Sesc Consolação, em São Paulo, para divulgar oficialmente o primeiro álbum (homônimo), a banda psicodélica já pensa no próximo disco.

Exclusivo: Quarto Negro convida à imersão no segundo disco da carreira; ouça a íntegra de Amor Violento.

“Surgimos em 2013, as músicas foram aparecendo lá e tudo está gravado desde 2014. Só que o lançamento foi bem marginal, impresso em gráfica. E temos novas canções aos montes, contamos com a sorte de ter mentes bastante criativas”, diz à Rolling Stone Brasil Jimmy Pappon, titular do órgão Hammond.

Mais no SoS: Bratislava volta no tempo e lança vídeos gravados em VHS

Ele (o segundo de cima para baixo na foto do topo da página) e o baterista Leo Costa (logo abaixo) se juntaram ao grupo depois de Rodrigo Bourganos e Danniel Costa (o primeiro e o último na imagem, respectivamente). Os fundadores, por sua vez, conheceram-se através de uma "amiga indiana", a sitar, que faz as vezes de vocalista do conjunto instrumental.

Ouça "Aurora", faixa do primeiro álbum, Bombay Groovy:

“Rodrigo e eu tivemos o mesmo professor de sitar, somos roqueiros e temos abertura para essa música oriental. Queríamos fazer um som com essa influência. Eu fui para o baixo e ele ficou na sitar por motivos estratégicos. Ele toca em pé, tem uma coisa de subversão da coisa toda. Até para não parecer nada oriental mesmo, só a influência”, conta Danniel Costa.

Dingo Bells divaga sobre contemporaneidade em disco de estreia; ouça

O Oriente aparece no nome do grupo (Bombay é a cidade mais populosa da Índia) e graças à sitar, é um elemento determinante do som dos paulistanos. “Tocamos tudo em um tom só para a sitar ser o cantor da banda, porque é o que faz a melodia. Há muito a aprender com a música oriental pela questão dos silêncios, dos microtons e até para incrementar o rock, que já foi bastante deglutido”, acrescenta Danniel.

Maglore revela clipe de “Mantra” e adianta detalhes do novo disco

Ainda assim, como bem ressalta o baixista, a banda não se limita a isso. As influências do trabalho de estreia, de samba e funk a rock psicodélico e progressivo, devem se ampliar daqui em diante. O multi-instrumentalista Rodrigo Bourganos (“um bom vivant”, nas palavras dos companheiros) viajou à Europa para tentar abrir portas ao conjunto no Velho Continente, além de beber em fontes latinas e ciganas.

Estudiosos de música, Jimmy e Danniel citam artistas como Deep Purple, Frank Zappa, Mahavishnu Orchestra, Meshuggah, da parte do primeiro, além do pianista Claude Debussy e os jazzistas Bill Evans, Alice Coltrane e Pharoah Sanders como referências. A inspiração maior da Bombay, segundo Danniel, é o Led Zeppelin.

Guizado revela “Toro”, faixa de seu terceiro disco

Depois de ter estrelado palcos importantes em 2014, ao lado, inclusive, de Ian Anderson (líder do Jethro Tull), a Bombay Groovy garimpa apresentações mundo afora, na Europa, na Califórnia e também em casa - eles esperam ser uma das atrações deste ano da Virada Cultural de São Paulo.

Luiza Lian mostra “samba de paulista” no clipe de “Coroa de Flores”

A turnê do disco de estreia será realizada concomitantemente à produção do segundo álbum, mais “profissional”. “Vai continuar sendo um álbum todo instrumental. Eu diria que em algum momento do segundo semestre vai sair. É um desafio nosso suprir essa falta do background de ter lançado por um selo, uma gravadora. Essa sem dúvida é a meta: lançar com um código de barras certinho, para entrar em livrarias, em lojas de disco e para ser uma forma de divulgação. Catalogamos vários selos, entregamos encartes em uma feira e estamos em contato com alguns”.