Blog Sobe o Som

postado: 15 de Março de 2018 às 13:02

Feminismo e punk rock: artistas brasileiras gravam tributo aos 25 anos de clássico do Bikini Kill

  • Imprimir

Por Igor Brunaldi

A banda norte-americana Bikini Kill, considerada pioneira do movimento Riot Grrrl, comemora em 2018 o 25º aniversário de Pussy Whipped, disco de estreia do quarteto punk, que ganhou a atenção do público pelas letras de conteúdo feminista radical e apresentações frenéticas. Para celebrar a data, o selo paulistano Hérnia de Discos (focado na produção musical independente feminina) organizou o lançamento da coletânea Insubmissas - 25 anos de Pussy Whipped, uma releitura do projeto aniversariante, com gravações feitas por bandas nacionais atuais.

As interpretações ficam por conta de grupos liderados por mulheres, como Diablo Angel, Lâmina, Belicosa, Bertha Lutz, Framboesas Radioativas, Miêta, In Venus, 3D, Bloody Mary Una Chica Band, Charlotte Matou um Cara, Trash no Star e Readymades. Cada uma ficou responsável por uma faixa do álbum. Cintia Ferreira, uma das idealizadoras do Hérnia de Discos, conta que “as bandas foram escolhidas a dedo. Todas estão ativamente trabalhando em algo relacionado à música e tem uma atitude riot grrrl.”

Formada em 1990, no estado norte-americano de Washington, a Bikini Kill era composta por Kathleen Hanna (vocal), Billy Karren (guitarra), Kathi Wilcox (baixo) e Tobi Vail (bateria). O lançamento de estreia, Pussy Whipped, atingiu o cenário musical da época com força, com uma sonoridade influenciada pelo punk e pelo hardcore, revolucionando o feminismo jovem dos anos 1990.

A coletânea já está disponível e pode ser ouvida aqui.

Insubimissas - 25 anos de Pussy Whipped

1 - "Blood One" – Diablo Angel
2 - "Alien She" – Lâmina
3 - "Magnet" – Belicosa
4 - "Speed Heart" – Bertha Lutz
5 - "Lil' Red" – Framboesas Radioativas
6 - "Tell Me So" – Miêta
7 - "Sugar" – In Venus
8 - "Star Bellied Boy" – 3D
9 - "Hamster Baby" (Ratoncito Bebito)– Bloody Mary Una Chica Band
10 - "Rebel Girl" – Charlotte matou um cara
11 - "Star Fish" – Trash no Star
12 - "For Tammy Rae" – Readymades