Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Exclusivo: MC Soffia questiona padrões de beleza em clipe gravado na Pedra do Sal, no RJ

“Minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?”, questiona a rapper mirim no vídeo de “Menina Pretinha”

Lucas Brêda Publicado em 09/03/2016, às 17h41 - Atualizado às 18h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A rapper MC Soffia em cena do clipe de "Menina Pretinha" - Reprodução/Vídeo
A rapper MC Soffia em cena do clipe de "Menina Pretinha" - Reprodução/Vídeo

Por Lucas Brêda

A rapper mirim MC Soffia, de 12 anos, foi até o monumento histórico Pedra do Sal, no Rio de Janeiro, onde fica localizada uma Comunidade Remanescentes de Quilombos, para o gravar o mais novo clipe dela, da faixa “Menina Pretinha”. Acompanhada por outras crianças, ela reforça a veia de contestação do racismo do seu trabalho, perguntando: “Minhas bonecas pretas, o que fizeram com elas?”

Com direção de Vras77 (Emicida, Inquérito), o vídeo – abaixo – ganha vida nesta quarta-feira, 9, com exclusividade no Sobe o Som, espaço no site da Rolling Stone Brasil dedicado à produção alternativa da música nacional.

“É um monumento muito importante para preservar a memória da comunidade remanescente de quilombos que ocupou aquela área”, diz Kamilah Pimentel, mãe e produtora da cantora, sobre a escolha do local de gravação do clipe. “É berço do samba e referência da cultura negra carioca. Tem história. A história do meu povo. A história que minha filha canta em suas letras.”

“Menina pretinha/ Exótica não é linda/ Você não é bonitinha/ Você é uma rainha”, canta Soffia no refrão, questionando os padrões de beleza e promovendo um desfile de outras crianças negras no espaço. “Meu cabelo é chapado, sem precisar de chapinha.”

“‘Menina Pretinha’ foi uma das primeiras músicas que comecei a cantar”, diz ela, que assina a autoria da faixa com Denna Hill e James Bantu. “Nunca me xingaram de exótica, mas as pessoas costumam chamar as mulheres negras assim. Falam que elas têm uma beleza exótica, mas isso não é um elogio. Eu sei que exótico é bicho. Então, eles querem dizer que as mulheres são bichos? Apesar de nunca terem dito isso para mim, quando eles xingam os negros também estão me xingando.”

“Menina Pretinha” foi produzida por Diamante (com mixagem e masterização de Fernando Sanches, no El Rocha) e já é figura carimbada no repertório de Soffia. A canção deve integrar o primeiro disco da carreira da MC, cujas gravações terão início nos próximos meses.

Conheça o clipe de “Menina Pretinha” abaixo