Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Vanessa Krongold, do Ludov, abraça pop em carreira solo; conheça “Instante”

Faixa estará em disco homônimo, com lançamento prevista para julho deste ano

Lucas Brêda Publicado em 16/03/2015, às 17h18 - Atualizado em 18/03/2015, às 17h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Capa de <i>Instante</i>, disco de Vanessa Krongold, vocalista do Ludov - Reprodução
Capa de <i>Instante</i>, disco de Vanessa Krongold, vocalista do Ludov - Reprodução

por Lucas Brêda

“Tem uma hora que o individual precisa se expor tanto quanto o coletivo, né?”, confessa Vanessa Krongold, vocalista do Ludov, que dá início à carreira solo com o single (e clipe) “Instante” – revelado com exclusividade no Sobe o Som. “Depois de dez anos de banda, eu comecei a escrever bastante e eu achava que esse material tinha que fazer parte de um álbum solo.”

Mais no SoS: Guizado revela “Toro”, faixa de seu terceiro disco

Mas apesar de encarar a carreira solo não apenas como uma necessidade (“é um pouco dos dois: escolha e necessidade”, diz), Vanessa afirma: “Estas músicas foram feitas exclusivamente para o meu disco. Não foi trabalho que não se encaixou no Ludov ou que não coube em um disco. Nunca pensei em colocar essas canções na banda, porque a decisão foi tomada antes: elas foram feitas para o meu álbum.”

Se depender do primeiro single – que também dá nome ao disco de Vanessa, com previsão de lançamento para julho –, o novo trabalho da cantora se desprende da serenidade do Ludov para abraçar refrãos bem-humorados e melodias cativantes. “Sempre gostei muito de música pop, sempre fui fã das cantoras”, diz ela, citando como influências Annie Lennox, Natalie Merchant (do 10.000 Maniacs) e Pink. “Sempre fui, também, a opinião pop na hora da democracia do Ludov.”

Trombone de Frutas toca “Brastempp” e faixa inédita; assista

“Eu quero tudo agora”, canta Vanessa em “Instante”, exalando o imediatismo que a faixa carrega no título. “Ela foi escrita no momento em que eu parei um pouco de pensar sobre o futuro, a imensidão das coisas, e passei refletir sobre cada pedacinho do que a gente vive”, conta. “Tudo que eu estou falando e sentindo agora, o que eu acredito neste momento, são as únicas coisas sob as quais eu tenho controle.”

Conheça “Instante”, composta por Vanessa em parceria com Thadeu Meneghini, da banda Vespas Mandarinas

Gravado em São Paulo, nos estúdios da Bamba Music, e com produção de Emmo Martins – peça essencial no resultado final, segundo Vanessa –, Instante terá cinco faixas reveladas nos próximos meses, antes de o disco completo ser lançado. Deixando claro que a carreira solo não representa o fim do Ludov, a cantora promete: “Todas as faixas terão um clipe.”