Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Agente Laranja

Em primeira gravação sem um Cavalera, Sepultura prepara segundo disco inspirado em um livro

Pablo Miyazawa Publicado em 08/07/2008, às 15h45 - Atualizado em 21/07/2008, às 12h51

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Disco temático: (Da esq. para a dir.) Paulo, Derrick, Andreas e Jean: Laranja Mecânica como tema
Disco temático: (Da esq. para a dir.) Paulo, Derrick, Andreas e Jean: Laranja Mecânica como tema

Álbum: Ainda Sem Título

Previsto: outubro

"Este será o nosso melhor trabalho na história", é a previsão otimista do guitarrista Andreas Kisser, sobre o próximo disco do Sepultura. O feito, ele acredita, é a conseqüência de uma relação equilibrada e amadurecida entre seus integrantes. "É um clima que só dá pra comparar com o período em que fizemos o Chaos AD [1993], que era uma época em que a banda estava bem estável", diz.

A inspiração para o 12º registro de estúdio da banda de metal mais famosa do país veio novamente de uma obra literária (o anterior, Dante XXI, de 2006, foi baseado em A Divina Comédia, de Dante Alighieri). A base temática do trabalho, previsto para outubro, é o romance Laranja Mecânica, do escritor britânico Anthony Burgess. Mais do que um álbum de metal, a proposta do Sepultura é sonorizar o conteúdo do livro (de 1962), mas não necessariamente criar uma trilha alternativa para o filme de Stanley Kubrick (de 1971).

O que não significa que o longa não tenha contribuído no processo criativo. "Usamos elementos presentes do filme, como a Nona Sinfonia de Beethoven", continua Kisser, "além de alguns diálogos em certas letras. Mas a versão escrita é mais violenta e detalhada." Outro projeto é lançar o disco em um pacote especial com o livro, algo que já foi até negociado com uma editora. "Estimular a leitura, acima de tudo", ele brinca.

Você lê esta matéria na íntegra na edição 22 da Rolling Stone Brasil, julho/2008