Edição 25 - Outubro de 2008

6. ROBERTO CARLOS

O artista que é a cara do Brasil
  • Imprimir
ROBERTO CARLOS
Marcos Hermes
por Por Pedro Alexandre Sanches

em todo mundo gosta do que vê quando olha o espelho, mas essa é outra questão. O assunto, aqui, é que Roberto Carlos é o espelho do Brasil, no que isso possa ter de bom e de ruim, de ótimo e de péssimo. Talvez nem seja imediatamente classificável como "o melhor" (o melhor cantor, o melhor compositor, o melhor artista, o melhor marqueteiro...), mas ainda assim. Nos últimos quase 50 anos ele tem sido a cara do Brasil. Ponto.

Nesse período, o mito Roberto Carlos se construiu à imagem e semelhança do brasileiro mais típico e comum, com suas fragilidades, hesitações e ilusões românticas, mas também doses cavalares de ternura, transparência, sinceridade, sensibilidade, simplicidade. RC é tão profundamente brasileiro (e estrangeiro) quanto o samba, o futebol, o fusca, o feijão com arroz, o Saci Pererê, a Iracema, a caatinga, a Sonia Braga, o Silvio Santos, Os Trapalhões, o Carnaval... É ou não o suficiente para fazer dele um perfeito retrato vivo do Brasil, seja lá o que você veja em seu espelho?

É. Mas é mais. Lado a lado com Erasmo Carlos, é autor e intérprete de enormidades da canção nacional, como "Se Você Pensa", "As Curvas da Estrada de Santos", "Jesus Cristo", "Sua Estupidez", "Detalhes", "Amigo", "Além do Horizonte", "É Proibido Fumar", "Ilegal", "Imoral ou Engorda", "Quero Que Vá Tudo pro Inferno", uma lista que quase não tem mais fim.

1. TOM JOBIM
O maestro soberano da Música Popular Brasileira

2. JOÃO GILBERTO
O revolucionário pai da bossa nova

3. CHICO BUARQUE
O poeta versátil da canção popular

4. CAETANO VELOSO
Um ser onipresente na música brasileira

5. JORGE BEN JOR
A estética revolucionária de um gênio autodidata

6. ROBERTO CARLOS

7. NOEL ROSA
Mito da boemia, ele morreu jovem demais

8. CARTOLA
O talento e a pureza de um gênio silencioso

9. TIM MAIA
Sem mudar os rumos da música, deixou marcas profundas

10. GILBERTO GIL
Sua carreira se confunde com a história de nossa cultura

Você conhece os outros 90 artistas nas páginas da edição 25 da RS Brasil, outubro de 2008

Recomendadas