Edição 110 - Outubro de 2015

Comédia com Chancela da ONU

Porta dos Fundos firma parceria para fazer vídeos em prol de metas globais
  • Imprimir
ENGAJADO - Fábio Porchat
REPRODUÇÃO
por LUCAS BORGES

O Porta dos Fundos já está acostumado a colocar o dedo nas feridas da sociedade brasileira. Agora, os esquetes do grupo feitos para rir e refletir ganharam a chancela da ONU (Organização das Nações Unidas).

A entidade mundial definiu 17 metas globais com o objetivo de, nos próximos 15 anos, acabar com a pobreza extrema, combater desigualdades e injustiças sociais e desacelerar as mudanças climáticas. Para chegar lá, concluiu- se que primeiro era preciso informar os 7 bilhões de habitantes da Terra sobre essas questões.

Foi assim que surgiu o Project Everyone, campanha que englobará profissionais de diversas áreas em prol da conscientização. O Porta faz parte da iniciativa.

“Escrevi um vídeo sobre igualdade de gênero, um sobre desigualdade social, que inclui o racismo, e outro sobre corrupção”, conta o comediante Fábio Porchat. “Definimos o texto como sempre fazemos e mandamos para eles, que aprovaram sem mudar nenhuma vírgula.” O material foi divulgado conforme a programação normal do canal do grupo no YouTube, nos dias 28 de setembro, 1 e 3 de outubro, além de ganhar exibição em cinemas.

“O que achei bacana é que o projeto diz: ‘Não se pode chegar a algum lugar se não souber que metas quer atingir’”, afirma Porchat. O artista é otimista quanto aos rumos do país e do mundo, apesar do que pode sugerir a acidez dos trabalhos do Porta. “O que temos que fazer é tentar diminuir a desigualdade de um modo geral. A cada ano vamos tentando diminuir um pouquinho.”