Edição 112 - Dezembro de 2015

SEMPRE FABULOSOS

Coleção reúne clipes dos Beatles em pack cheio de material inédito
  • Imprimir
PROLÍFICOS
JULIA KENNEDY; © APPLE CORPS LTD.
por ROB SHEFFIELD

Os Beatles foram os pioneiros dos videoclipes”, afirma Michael Lindsay-Hogg, que dirigiu muitos vídeos da banda. “Eles os fizeram porque não queriam ficar zanzando de um canal de TV para o outro para mostrar as músicas. Eram tão poderosos que os canais aceitavam esse produto, que já era algo melhor do que não ter nada deles.” A nova coleção de luxo 1+ , em DVD/Bluray, é um tesouro de imagens dos Beatles representados em todas as fase da carreira – vídeos promocionais, aparições na TV e montes de clipes raros, além de imagens inéditas e novos comentários de Paul McCartney e Ringo Starr. Estes são os quatro momentos mais fabulosos do lançamento:

“I Feel Fine” 1965 Os Beatles entraram nos estúdios Twickenham em 23 de novembro de 1965 para rodar cinco rápidos filmes promocionais. Fizeram uma pausa para o almoço durante “I Feel Fine” – e, em vez de seguirem o playback com as guitarras, comeram peixe com batata frita. O empresário Brian Epstein limou a cena – ficou horrorizado em pensar que o mundo veria os rapazes comendo com dedos engordurados

“We Can Work It Out” 1965 Os companheiros de banda tocaram tudo certinho, até John Lennon começar a fazer McCartney dar risada. No final, Lennon está tocando órgão com os pés.

“Penny Lane” 1967 Os rapazes soltam comentários impagáveis sobre o vídeo psicodélico. “Minha maior lembrança dessa gravação é de todos perguntando ‘Onde está o Ringo?”, conta McCartney. “‘Ali está ele, desaparecendo no horizonte, cavalgando aquele cavalo branco!’”

“Hey Bulldog” 1968 A equipe foi até Abbey Road para rodar um vídeo de “Lady Madonna” – só que os Beatles não queriam fazer a dublagem, porque estavam absortos com uma nova música que estavam fazendo. Resultado: imagens incríveis da banda trabalhando. Lennon e McCartney dividem um microfone, improvisando latidos e uivos dementes.

Recomendadas