Edição 118 - Junho de 2016

Nova Etapa

Com o respaldo do icônico produtor Matt Wallace, banda paulistana Republica prepara o quarto álbum da carreira
  • Imprimir
Nova Etapa
Divulgação
por Gabriel Nunes

Conhecido como sexto integrante” do Faith no More, o lendário Matt Wallace – que também já trabalhou com R.E.M., Maroon 5 e Deftones está produzindo, em Los Angeles, o quarto disco da banda de rock paulistana Republica. Formado pelos músicos Leo Belling (voz), Marco Vieira (baixo), Mike Maeda (bateria), Jorge Marinhas (guitarra) e Luiz Fernando Vieira (guitarra), o grupo foi atrás do produtor logo após a turnê do álbum Point of no Return (2013), álbum mais recente do Republica. “Cada um fez uma lista com cinco produtores que admirava e com quem gostaria de trabalhar. O nome dele apareceu em todas como um dos mais cotados”, conta Luiz Fernando.

Em seguida, o quinteto enviou uma demo ao norte-americano, apresentando a ele canções inéditas produzidas pelo veterano Lampadinha. “Assim que Matt ouviu as músicas, ele bateu o martelo e disse ao empresário dele: ‘Eu quero fazer esse disco!’”, revela Maeda. “Eles tinham uma obra muito forte, com canções tremendamente profundas e cheias de signi?cado dentro do contexto de uma banda de heavy rock”, diz Wallace, que também já trabalhou com o grupo brasileiro Udora.

O Republica embarcou para a Califórnia no início de maio e se internou no Mates Studios para trabalhar na pré-produção do novo disco. “Matt chegou com uma camisa ?orida e de cara abraçou cada um de nós, arriscando um portunhol”, relembra Luiz Fernando. Resistentes, os integrantes do Republica encaram sessões de até 12 horas dentro do estúdio. “É intenso e estafante, mas muito produtivo”, diz Belling. O vocalista explica que com essa produção o grupo pretende entrar em uma nova etapa da carreira. “Queremos um disco forte, com grooves mais modernos, melodias mais acessíveis e que cause um impacto positivo já na primeira ouvida.”