Edição 119 - Julho de 2016

Rolling Stone Brasil 10 Anos: iniciando a comemoração do nosso aniversário, relembramos o que de mais importante aconteceu na música

Os shows, as mudanças, as partidas, os marcos: na matéria de capa da edição 119, apresentamos um tratado sobre o universo musical desde o nosso lançamento no país
  • Imprimir
por Redação

Uma década que se passou com tanta intensidade quanto um bom show. A Rolling Stone Brasil inicia as comemorações de seus primeiros dez anos no país com uma matéria de capa retratando o que de mais importante você testemunhou dentro do universo da música nesta fração de tempo tão definidora e, simultaneamente, tão fugaz. O modo como a cultura se propaga em som mudou de maneira definitiva; jovens se tornaram ícones; ícones se foram e deixaram o mundo em um tipo de luto coletivo penoso e inesperado. Vivenciamos tudo isso juntos nestas páginas ao longo dos últimos 118 meses. Agora, chega a hora de começar a relembrar. Há (quase) dez anos, nós iniciávamos uma jornada que registrou e analisou, entre outros universos, as revoluções da música que se consagram no presente e sedimentam terreno para o futuro. Voltar atrás não é sinônimo de retrocesso – é parte do trajeto.

Um pouco do que você encontra nesta edição especial, que estará nas bancas a partir de segunda, 18 de julho: a década do streaming e da subversão da lógica na hora de se lançar um disco (quem não se lembra de quando o Radiohead fez história com In Rainbows?); a “morte” da MTV quando os videoclipes migraram para o YouTube; a influência das redes sociais na promoção de artistas; o triunfo do rap nacional, que atingiu novos públicos com nomes como Criolo, Emicida e Karol Conka; a volta do Planet Hemp; a ascensão e o drama público de Amy Winehouse (e seu fim trágico); a explosão de Adele; as perdas de gente que mudou a história, como Michael Jackson, Prince e David Bowie; a era dos DJs superstars; os megashows e festivais no Brasil; a tomada do pop pelo feminismo; o rock clássico na visão de "novos" artistas; e muito mais (veja alguns dos destaques na galeria de fotos acima).

Você encontrará ainda um tributo ao eterno campeão Muhammad Ali, entrevistas com Alice Braga (que estrela a série A Rainha do Sul), Red Hot Chili Peppers e João Gordo, um especial sobre as próximas estreias do cinema, uma discografia selecionada e comentada de Erasmo Carlos, perfil de Liniker, expoente do soul e da cultura queer no Brasil, uma reportagem especial sobre estudos que investigam o uso de LSD em novas terapias e, encartado, o EP do Armored Dawn.

Recomendadas