Adesivo avisa quando é hora de sair do sol

Wearable é à prova d’água e funciona sem nenhum tipo de bateria
  • Imprimir
Adesivo
Divulgação
por Rolling Stone/Oferecimento TIM
2 de Dez. de 2016 às 13:56

Um novo projeto de wearable vai ajudar você a saber quando é hora de sair do sol. Funciona como um curativo: basta colar à pele e observar o adesivo mudar de cor.

Em dez minutos de exposição contínua ao sol, ele começa a ficar amarelo – isso indica que o usuário já conseguiu luz solar suficiente para que o corpo sintetize a vitamina D, processo ligado à exposição aos raios solares. Em cerca de uma hora, o adesivo completa seu ciclo, ficando completamente laranja – desse ponto em diante, os raios UV passam a ser nocivos para o corpo, contribuindo para o surgimento do câncer de pele.

O protótipo – que ainda não está à venda – é à prova d’água e de protetores solares. No vídeo abaixo (em inglês), Andrea Armani, uma das criadoras do projeto, explica que o adesivo foi criado com base nas diretrizes de organizações de saúde, que tem três camadas e é descartável. Outra vantagem, segundo ela, é que, diferente de outros monitores de exposição aos raios UV, esse protótipo não necessita de nenhum tipo de bateria.

O câncer de pele é a forma mais comum da doença, e pode ser fatal.

Leia também