Aplicativos para celular ajudam na prática da meditação

Conheça o Headspace e o Calm, dois programas com versões gratuitas
  • Imprimir
Foto Tim
Think Stock
por ROLLING STONE/OFERECIMENTO TIM
19 de Out. de 2015 às 11:16

Você já deve ter ouvido falar em meditação e nos benefícios da prática para a diminuição do estresse. Mas sabia que é possível aprender a meditar com a ajuda de aplicativos para celular?

Quem acha que a meditação é direcionada apenas a um público mais “cuca fresca”, se engana. Há, inclusive, um programa chamado MindfulnessBased Stress Reduction que tem feito sucesso em empresas por ajudar os funcionários na diminuição da ansiedade e na melhoria da qualidade do foco da atenção.

É no método de Mindfulness que se baseia o appHeadspace (www.headspace.com, Android, iOS), um dos mais completos para o celular. Ele tem uma versão paga, mas também conta com um programa gratuito que instrui o usuário a meditar por 10 minutos por dia, com a ajuda de áudios. Para quem resolver avançar na prática e assinar o serviço, estudos com pessoas que meditam há muito tempo comprovaram que o cérebro muda fisicamente com a prática. É por isso que o Headspace se autodenomina uma “academia para a mente”.

Se a ideia é ir mais devagar – e não gastar nada –, uma boa opção é o Calm (www.calm.com, Android, iOS). Os áudios, de 2 a 20 minutos, orientam o usuário sobre aspectos como respiração e postura. Também dá para programar despertadores com sons relaxantes (mar ou pássaros, por exemplo). Na página inicial do site, esses sons também estão disponíveis, então dá para trabalhar direto do computador com uma trilha sonora bastante agradável.

Tirou alguns minutos para relaxar com a ajuda desses apps? Conte pra gente como foi a experiência.

Leia também