Apps ajudam a aprender noções de música e canto

Conheça as funcionalidades do Vocalist e do Meludia, que podem ser usados no computador ou no celular
  • Imprimir
TIM - Apps música
Thinkstock
por ROLLING STONE/OFERECIMENTO TIM
24 de Julho de 2015 às 11:28

Aprender a cantar ou conhecer noções de teoria musical fica mais fácil com o auxílio do celular. Dois apps bastante divertidos ajudam o usuário a estudar sobre essas duas áreas de um jeito “gamificado” e simples, acessível para qualquer pessoa que busca esse tipo de conhecimento.

O primeiro deles, chamado Vocalist (Android, iOS), é, como o nome indica, voltado para quem gosta de cantar. Dá para descobrir seu alcance vocal (quais as notas mais baixas e altas que você consegue atingir) e seguir fazendo uma série de exercícios. No modo “Jogo”, a dificuldade cresce a cada atividade. Há também dicas sobre respiração e outros, além de lições avulsas.

Se a ideia é ampliar ainda mais sua sabedoria musical, complete o panorama com o app Meludia, que pode ser acessado no próprio navegador de internet. Ele é basicamente um “treinador” para seus ouvidos, passando conceitos de tempo e ritmo. Começa fácil – há exercícios para você indicar se uma melodia é crescente ou decrescente, por exemplo –, mas vai ficando cada vez mais complexo. São oito níveis de dificuldade, de iniciante a especialista, e uma vez definido o nível, não dá para pular nenhum exercício.

Se você já baixou esses ou outros aplicativos do mesmo tipo, compartilhe sua experiência nos comentários abaixo.

Leia também