Apps ajudam você a descobrir novos artistas

Ferramentas permitem que se ouça sons semelhantes aos que o usuário já curte
  • Imprimir
TIM - Apps
Thickstock
por ROLLING STONE/OFERECIMENTO TIM
26 de Junho de 2015 às 13:10

Para quem é apaixonado por música, poucas coisas são tão gratificantes quanto conhecer novos sons de qualidade. E, nessa busca, você pode contar com a ajuda de apps para celular.

O Discovr (iOS) não é um player em si: a principal e mais divertida função dele é criar um mapa visual de artistas semelhantes aos que você já ouve. Dentro do app, você “segue” seus artistas favoritos, como em uma rede social; recebe avisos de lançamentos dessas bandas e sugestões de novas bandas para conhecer. Também dá para compartilhar dicas com outros usuários dentro do aplicativo, que tem parceria com o YouTube para exibição de vídeos e com serviços de streaming de áudio como Rdio, Spotify e Deezer.

Assim como o Spotify, o Deezer (Android, iOS) é um serviço de streaming que tem milhões de músicas disponíveis para audição. Ele fornece sugestões de playlists de outros usuários a partir dos seus gostos musicais e de playlists de editores, com álbuns recém-lançados. Um diferencial é o Stateeztics, em que você pode comparar quantas músicas ouviu em relação aos amigos que também o utilizam.

Para quem é apaixonado por playlists, uma alternativa para conhecer novos sons e pessoas é o 8tracks playlist radio (Android, iOS). É, basicamente, um app de listas musicais: você pode escolher por gênero (rock, indie, blues, etc), e assim conhecer nomes que até o momento ainda não tinha ouvido, ou selecionar que tipo de som quer escutar a partir de definições como “para malhar”, “para ouvir na praia”, etc. As listas são criadas por usuários do mundo todo, e é possível se conectar a eles via app.

Se você já é usuário, conte para gente: qual foi o último artista que conheceu com a ajuda desses apps?

Leia também