Festeje o Dia do Músico ouvindo Black Sabbath, The Wailers, Tim Maia e outros

  • Imprimir
Nirvana
Anton Corbijn/Divulgação
por ROLLING STONE/OFERECIMENTO TIM
21 de Nov. de 2014 às 11:31

Para nós, o dia 22 de novembro é especial: é o Dia do Músico. Se a música move paixões e faz parte de importantes memórias, é graças a grandes músicos, capazes de comover multidões com seus dons vocais, de composição ou instrumentais. Essa lista celebra alguns músicos inesquecíveis das últimas cinco décadas.

Black Sabbath - "Paranoid"
Uma banda formada por três exímios instrumentistas, com destaque para Tony Iommi, guitarrista que é citado como influência pela grande maioria dos músicos de rock pesado. O Black Sabbath é tido por muitos como o grupo que inventou o heavy metal, e dá para entender a razão nesse single de 1970.

Red Hot Chili Peppers - "Higher Ground"
A banda comandada por Anthony Kiedis teve diversos guitarristas de destaque ao longo dos anos, mas a figura que permanece como centro do som funkeado do quarteto é o baixista Flea, um músico inquieto e sempre energético no palco. Esta música sobre reencarnação, cover de Stevie Wonder, foi lançada em 1989.

The Wailers - "Concrete Jungle"
Esta faixa faz parte do disco Catch a Fire, lançado em 1973 pela banda na qual Bob Marley se tornou um ícone. É simplesmente um dos mais importantes discos já feitos. Amparado por um time de instrumentistas dedicados à filosofia rastafári, Marley fez história ao levar o ritmo jamaicano para as paradas do resto do mundo.

Nirvana - "Lithium" (foto)
Kurt Cobain é um guitarrista reconhecido pelo estilo inspirado em uma mistura de bandas que vai de Beatles a Pixies. Ele inspirou diversos adolescentes pelo mundo a formarem suas próprias bandas. Além disso, se tornou a voz para as angústias de toda uma geração. Até mesmo Gene Simmons, do Kiss, disse que ele foi o último grande astro do rock.

Tim Maia - "Você e Eu, Eu e Você"
Multi-instrumentista e considerado o maior cantor de todos os tempos segundo a Rolling Stone Brasil, Maia é o grande mestre do soul brasileiro. Essa é uma das obras-primas suingadas dele, lançada no disco Tim Maia (1980).

Mutantes - "Panis et Circenses"
Os Mutantes não foram ícones apenas para a música psicodélica brasileira – eles têm até hoje fãs ilustres ao redor do mundo (Kurt Cobain, citado acima, era um deles). A química entre Rita Lee, Arnaldo Baptista e Sérgio Dias é que dava a liga à banda, mas muito também se deve à qualidade de Dias como guitarrista. Ele inclusive é dono de uma das guitarras mais icônicas do rock, a Regvlvs Raphael, fabricada pelo irmão Cláudio César Dias Baptista.

John Mayer - "War of My Life"
Mayer é um ótimo guitarrista, e além de ser reconhecido por isso, acabou se tornando um ídolo pop, principalmente para o público feminino. Com uma carreira que passou pelo folk rock e pelo blues, Mayer vem provando que além de cantor e compositor proeminente, é também um instrumentista versátil.

Barão Vermelho - "Pro Dia Nascer Feliz"
Cazuza foi não apenas uma das figuras mais carismáticas já surgidas na música brasileira, foi também um dos maiores compositores nascidos no país. Irreverente e sensível, ele transmitia como poucos uma vontade de viver intensamente em suas letras. Essa faixa também ganhou destaque na voz de Ney Matogrosso, que a cantou na primeira edição do Rock in Rio, em 1985. O festival foi um marco no mercado musical do Brasil, colocando o país de vez na rota dos grandes shows internacionais.

Para ouvir a playlist completa, clique aqui e baixe o app TIMmusic.

Leia também