Playlist: relembre grandes faixas dos 20 anos de carreira de Eminem

  • Imprimir
Eminem
AP
por ROLLING STONE/OFERECIMENTO TIM
9 de Set. de 2016 às 11:30

Eminem lançou o primeiro disco da carreira, Infinite, em novembro de 1996. Apesar de ter sido um álbum inexpressivo, marca os 20 anos da trajetória musical do “Slim Shady”, um dos maiores rappers da história. O mais recente disco do norte-americano, The Marshall Mathers LP 2, saiu em 2013, mas a voz dele foi reativada em uma importante cena do filme Esquadrão Suicida, na qual ouvimos o hit “Without Me”. Enquanto um novo disco não sai, celebramos as duas décadas de música de Eminem com algumas das faixas de maior sucesso dele.

"My Name Is" - The Slim Shady LP (1999)
Primeiro grande sucesso do rapper, a faixa serviu para apresentar ao mundo a versão cômica dele, com um clipe no qual interpretava vários papéis. Ainda assim, teve polêmica: alguns versos da composição original (considerados agressivos, homofóbicos e misóginos) foram alterados para que a música entrasse no disco.

"The Way I Am" - The Marshall Mathers LP (2000)
Depois do sucesso do disco The Slim Shady LP, Eminem passou a lidar com o escrutínio geral – por conta das letras, de sua postura diante dos fãs e da mídia e também devido à vida pessoal conturbada. Essa letra foi a resposta de Eminem a todos: “Sou o que quer que vocês digam que eu sou”.

"Stan" - The Marshall Mathers LP (2000)
Sucesso estrondoso ao lado da cantora Dido, a faixa tem uma história triste e violenta (mas, felizmente, fictícia): Eminem dá voz a Stan, um fã que acaba se tornando obcecado e psicótico e que, com a namorada no porta-malas do carro, comete suicídio jogando o veículo em um rio. Dido canta: “Meu chá ficou frio, me pergunto por que saí da cama, afinal/ A chuva da manhã embaça minha janela, e eu não consigo ver nada/ E mesmo se eu conseguisse, estaria tudo cinza”.

"Cleanin' Out My Closet" - The Eminem Show (2002)
Talvez a letra e o vídeo mais polêmicos de Eminem. Nos versos, ele acusa a mãe de maus tratos; no vídeo, insinua o assassinato dela. Eminem teve uma relação conturbadíssima com a mãe, que chegou a processar o próprio filho por difamação. Apesar de diversos problemas, eles fizeram as pazes.

"Sing for the Moment" - The Eminem Show (2002)
Com um sample de “Dream On”, do Aerosmith, a faixa tem Eminem tentando refutar os críticos que diziam que suas letras eram um incentivo à violência.

"Lose Yourself" - trilha do filme 8 Mile (2002)
Eminem já estava no caminho para se tornar um dos maiores rappers do mundo quando provou que não era bom apenas com as rimas – ele também era capaz de atuar. Esta faixa é tema do filme 8 Mile: Rua das Ilusões, protagonizado por Eminem e que é, em parte, biográfico. Um triste acontecimento posterior: Brittany Murphy, que interpreta a namorada de Eminem no filme, morreu 7 anos depois, aos 32 anos, em decorrência de uma combinação de pneumonia, anemia e overdose acidental de medicamentos.

"3 A.M." - Relapse (2009)
Eminem foi viciado em medicamentos controlados (especialmente pílulas para dormir) e no disco Relapse (que significa “recaída”) trata do problema. No auge da paranoia, saiu um videoclipe de terror, em que Eminem interpreta um paciente de hospital que comete assassinatos brutais.

"Beautiful" - Relapse (2009)
Uma balada motivacional em que o rapper fala sobre depressão e suplica: “Não os deixe dizer que você não é bela”.

"Love the Way You Lie" - Recovery (2010)
Essa foi a primeira de um total de quatro parcerias com Rihanna. Foi sucesso em diversos países, inclusive no Brasil, e alcançou o número um das paradas norte-americanas.

"Rap God" - The Marshall Mathers LP 2 (2013)
Foi consenso: Eminem atingiu um novo ponto alto na carreira com o disco de 2013, eleito tanto pela Rolling Stone EUA quanto pela Rolling Stone Brasil um dos melhores lançamentos daquele ano. Em “Rap God” Eminem se autovangloria sem medo, com rimas ultrarrápidas, em uma velocidade que pouca gente consegue alcançar.

Ouça essas e diversas outras canções do artista no serviço de streaming TIMmusic by Deezer. Se ainda não tem o TIM MUSIC by DEEZER envie MUSICA para 8000 e descubra.

Leia também