Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Acervo Pessoal

Redação Publicado em 13/03/2009, às 08h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem Acervo Pessoal

O Começo do Gênio

Neste ano de 2009, estão sendo comemorados os 50 anos de fundação da gravadora Motown, criada em Detroit por Berry Gordy Jr. e que mudou a cara da música popular americana. Hoje em dia a Motown é um selo da Universal Music e muitos de seus artistas originais deixaram a empresa há muito tempo. Um dos poucos que ficaram é Stevie Wonder. Ele está na Motown desde 1962, quando possuía apenas 12 anos de idade. O material que gravou quando ainda era chamado Little Stevie em boa parte se encontra no limbo. O álbum Tribute to Uncle Ray, em que Stevie homenageia seu ídolo Ray Charles, é curioso. Stevie revive as clássicas "Hallelujah I Love Her So", "Drown in My Own Tears", dentre outras. O disco não fez sucesso, já que a Motown ainda tentava achar um som para o seu menino prodígio. Tudo isso mudou no ano seguinte quando o jovem talento explodiu com "Fingertips Part 1".

Hit Imortal

Uma das canções que colocou a Motown no mapa foi "Please Mr. Postman", gravada pelo trio The Marvelettes. Lançada em 1961, chegou ao primeiro posto da revista Billboard e cruzou o Oceano Atlântico. Os Beatles gravaram a canção no álbum With the Beatles (1963), com John Lennon assumindo o vocal. Em 1975, a dupla Carpenters também alcançou o primeiro lugar com sua versão. Recentemente o rapper Lil Wayne sampleou este clássico da Motown em "Mr. Postman", incluída no álbum Tha Carter III. Com um hit gigantesco deste em suas mãos, as Marvelettes tiveram a dura missão de superá-lo, o que nunca conseguiram. Já o LP Please Mr. Postman, além da faixa-título, destacou também "Angel", "I Want A Guy" e "You Dont Want Me No More". Esse disco foi lançado em CD pela Motown em 1992, mas foi logo retirado de catálogo. Cópias em bom estado custam cerca de US$ 70.

Versatilidade e Soul

Existem várias coletâneas de Martha and The Vandellas, todas elas incluindo seus grandes hits como "Dancing in the Street", "Heatwave" e "Nowhere to Run". Infelizmente, os vários álbuns que o trio lançou nos anos 60 só podem ser encontrados em vinil. É o caso de Heatwave, que chegou às lojas em 1963 pelos selo Gordy, subsidiário da Motown. A gravadora de Berry Gordy Jr. ainda não dava muita importância para LPs e assim o repertório destes 12 polegadas era armado sem muito conceito. Geralmente o álbum era puxado pelo single de sucesso e o resto era preenchido por covers de outros artistas. No caso do álbum Heatwave, a coisa não foi diferente. Martha Reeves, Rosalind Ashford e Betty Kelly e os Funk Brothers (house band da Motown) injetam soul em canções pop como "If I Had a Hammer (Trini Lopez), "My Boyfriend Is Back" (The Angels), "Danke Schoen" (Wayne Newton) etc.

Paulo Cavacanti