Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Moscou

Redação Publicado em 06/04/2009, às 21h38

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

Eduardo Coutinho

Filme registra ensaios de trupe teatral e peca pelo excesso de fragmentos

Acompanhando os ensaios do grupo Galpão para a peça As Três Irmãs, de Tchekhov, Eduardo Coutinho retoma o

olhar sobre o trabalho do ator, já iniciado no desafio quase lúdico de Jogo de Cena (2007). O espetáculo nunca acontece de fato, pois o que importa para Coutinho é o processo de ensaio. Mas nem este é propriamente registrado, pois não se acompanha muito a pesquisa dos atores junto ao diretor convidado, Enrique Diaz. Então, há apenas fragmentos de cenas, subaproveitando a presença de Diaz. Deve ter sido interessante para quem presenciou in loco, mas o público que desconhece o texto se sentirá excluído, salvo os momentos de genuína exposição dos atores, emulando o esquema de Jogo de Cena. Para um diretor que conseguiu ampliar o diálogo do documentário com a plateia, Moscou é um enigmático pé atrás.

Rodrigo Arijon