Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

"Agora, fazer um disco é meio que uma coisa promocional", diz Lou Reed

Na primeira aparição após transplante, ex-vocalista do Velvet Underground criticou a NSA, o MP3 e os jornalistas

Rolling Stone EUA Publicado em 22/06/2013, às 16h47 - Atualizado às 20h17

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lou Reed fará noite de autógrafos em São Paulo na próxima sexta, 19 - AP
Lou Reed fará noite de autógrafos em São Paulo na próxima sexta, 19 - AP

Lou Reed fez sua primeira aparição depois de passar por um transplante de fígado, e deu diversas opiniões contundentes sobre a Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, a qualidade de som do MP3 e sobre jornalistas no Cannes Lions International Festival of Creativity na última quinta, 20.

"Berlin", Lou Reed: viagem ao mundo em dez músicas.

O cantor de 71 anos se mostrou surpreso com as recentes revelações de que a NSA tem monitorado os telefones e e-mails de norte-americanos. “É tão chocante. De todas as pessoas, é com o Obama [na presidência] que está acontecendo isso”, disse Reed ao jornal britânico The Guardian. “Foi o nosso cara que fez isso. É muito perturbador. Muitas coisas que [George W.] Bush teria feito, Obama continuou. Como isso aconteceu?”

O ex-vocalista do Velvet Underground também revelou suas opiniões sobre a qualidade do som do MP3 e da música digital em geral, além do valor recebido pelos artistas pelos downloads. “MP3, pelo amor de Deus. Um negócio de qualidade miserável, as pessoas não entendem o que elas estão perdendo. Foi reduzido ao menor denominador comum”, disse Reed, que também comparou o “horripilante” som dos CDs ao “belo som que você consegue com o vinil”.

Reed comentou que costumava ganhar US$ 2,60 quando tocava em bares aos 14 anos, e emendou que “é mais ou menos o que ganho com downloads agora”. “Estou de volta ao ponto onde comecei”, disse.

“Você costumava fazer um disco, mas eles reduziram o tamanho e o colocaram nessa caixa de plástico que quebra imediatamente, como? Você percebe que eles estão te ferrando, então você não quer pagar... Mas enquanto isso, o músico não ganha nada. Agora, fazer um disco é meio que uma coisa promocional.”

O cantor também aproveitou para citar o que ele chama de “o lado parasita dos jornalistas”. “O que eles realmente querem é alguma coisa controversa”, afirmou, dizendo que isso é “muito problemático”. Ele ainda mostrou seu humor cáustico em resposta a uma pergunta. "Como faço para continuar criativo?", Reed retrucou. "Eu me masturbo todos os dias. OK?"