Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Amigo de Kurt Cobain divulga demos do Nirvana dos anos 1980

Ao todo, as fitas somam mais de duas horas de gravações

Redação Publicado em 10/01/2018, às 12h32 - Atualizado às 17h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kurt Cobain em show do Nirvana - Divulgação
Kurt Cobain em show do Nirvana - Divulgação

O músico John Purkey, que foi amigo de Kurt Cobain, divulgou quatro fitas cassete que, segundo ele, recebeu pessoalmente do próprio Cobain. As fitas trazem gravações do Nirvana realizadas durante os anos 1980: uma delas traz a primeira sessão da banda, tocando o que viria a ser o álbum Bleach, em 1988, no Reciprocal Studios, em Seattle. Em outra fita, há demos do álbum Nevermind com Chad Channing na bateria, pouco antes da entrada de Dave Grohl.

Grande parte do material já havia sido lançado em várias coletâneas liberadas após a morte de Kurt Cobain, então o destaque é mesmo história que envolve as fitas. Purkey, que tocou em diversas bandas durante o surgimento e ascensão do Nirvana, acompanhou de perto toda a trajetória do grupo.

Ele conta em um dos vídeos que guardou as fitas dentro de uma caixa de metal que mantinha dentro de outra caixa de metal, e que uma monção já quase chegou a destruir a coleção. Além dessas ameaças naturais, uma das fitas foi roubada de dentro do carro de um amigo e, com medo de não conseguir tomar conta de todas, Purkey vendeu outras duas, mas guardou uma carta que Kurt escreveu pra ele.

No fim, restaram as quatro fitas que podem ser ouvidas abaixo. Veja também o vídeo em que John Purkey conta a história da coleção.