Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Após lançar clipe provocativo de “Famous”, Kanye West “espera” processos

“Já podem me processor, vou esperar”, tuitou o rapper sobre o controverso vídeo, que traz versões sintéticas de celebridades nuas em uma cama

Rolling Stone EUA Publicado em 27/06/2016, às 11h53 - Atualizado às 12h15

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Kanye West e Kim Kardashian em cena do polêmico vídeo de "Famous" - Reprodução/Vídeo
Kanye West e Kim Kardashian em cena do polêmico vídeo de "Famous" - Reprodução/Vídeo

Kanye West promoveu um evento em uma arena – The Forum, em Los Angeles (EUA) – na última sexta, 24, para lançar o provocativo e voyeurístico clipe de “Famous”. Antes disso, contudo, o rapper deu uma entrevista à Vanity Fair sobre o vídeo, que traz versões sintéticas de celebridades – Taylor Swift, Donald Trump, o próprio West e a esposa, Kim Kardashian, entre outras – deitadas em uma cama.

“Não é algo em apoio ou contra ninguém [que aparece no vídeo]”, disse o rapper sobre o clipe. “É um comentário sobre a fama”. “Famous” foi feito com diferentes colaboradores, segundo ele. O visual de “Famous” é claramente inspirado no quadro “Sleep”, de Vincent Desiderio, mas West também citou outras influências, dizendo que o artista visual “Matthew Barney é meu Jesus.”

LEIA TAMBÉM

[Guia de CD] Kanye West – The Life of Pablo

Com TLOP, Kanye West fez lançamento surreal de álbum

TLOP foi o 1º disco a liderar vendas nos EUA graças a streaming

Antes do evento no Forum – transmitido ao vivo via streaming, pelo Tidal –, West exibiu o vídeo de “Famous” para algumas celebridades próximas a ele. “Adivinhe qual é a resposta quando eu mostrei para eles?”, disse West à revista norte-americana Vanity Fair. “Eles querem estar na cama.”

Já considerando um alvoroço pelo vídeo de “Famous”, até mesmo West ficou surpreso pela falta de comentários no controverso clipe: o prolífico usuário do Twitter Donald Trump ainda não se pronunciou, assim como Taylor Swift, Amber Rose e Rihanna, outros que foram exibidos no videoclipe. A falta e resposta fez West tuitar, no último sábado, 25: “Já podem me processar #VouEsperar”.

O rapper Chris Brown, a atriz e ex-atleta Caitlyn Jenner, a ex-namorada de West, Amber Rose, e as figuras controversas do ator Bill Cosby e do ex-presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, também aparecem no vídeo de “Famous”. Assista abaixo.

Com participação de Rihanna, “Famous” integra o mais recente disco de West, The Life of Pablo, lançado este ano. Pouco depois que The Life of Pabloganhou vida em evento no Madison Square Garden, em Nova York – seguido por um lançamento exclusivo no Tidal e a posterior chegada aos outros serviços de streaming –, o álbum chegou ao topo das paradas norte-americanas.