Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Banda do filho de Marcelo D2 lança seu primeiro clipe nesta sexta, 26

START faz festa e show no Rio de Janeiro para divulgar “Que Vença o Melhor”, dirigido por D2

Por Stella Rodrigues Publicado em 25/11/2010, às 21h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Banda START: Stephan (primeiro à esquerda) e os companheiros de banda Farouk, Shock e DJ Alves - Divulgação
A Banda START: Stephan (primeiro à esquerda) e os companheiros de banda Farouk, Shock e DJ Alves - Divulgação

O filho de Marcelo D2, que ainda tinha voz de criança e pedia "aquele passeio na Disney" quando fez o elogiado dueto com seu pai em "Loadeando", já está com 19 anos. Naquela época, Stephan cantava "Você é reflexo no espelho do seu pai e eu também" e, agora, ao lado dos amigos Farouk, Shock e DJ Alves, comprova o verso fazendo parte da banda START, que faz rap com influências de grandes nomes da música, como Bezerra da Silva e Tim Maia. Na próxima sexta, 26, o START sobe ao palco do Espaço Vintage, no Corredor Cultural da Lapa, Rio de Janeiro, onde acontece a festa de lançamento do primeiro videoclipe do grupo, "Que Vença o Melhor", dirigido por D2 (veja imagens dos bastidores da gravação ao lado).

"A gente começou em 2007, mais por brincadeira. Agora já é um negócio mais sério, tem o clipe, estamos gravando um EP também. A gente tinha nossas músicas, mas não tinha nada gravado, então acabava tocando só em festa de amigos nossos, coisas assim. Agora que estamos juntando material mesmo", revela Stephan em entrevista por telefone ao site da Rolling Stone Brasil.

O vídeo traz nomes experientes por trás das câmeras, além de D2. Foi editado pelo cineasta Johnny Araújo (O Magnata) e a direção de fotografia ficou a cargo do espanhol César Martín Tovar. Contou, ainda, com a colaboração do crew de designers cariocas Fuzuê Comunicativo, que contribuíram com a cenografia e ambientação. Nada mal para a produção de uma banda que está apenas começando. "Eu tinha dirigido o vídeo do Jackson [MC Jackson, que tocou com ele no Planet Hemp], mas é diferente [dirigir] o do Stephan", comenta D2 sobre a experiência. "Tive uma reação de pai e filho ali. Até tive que tomar cuidado para não ser um pai babão e fazer a coisa certa como diretor. Fico feliz de ele estar fazendo música e muito feliz também de ele estar em um caminho legal", revela.

Sobre as influências de nomes consagrados da música, que passam ainda por nomes como Cartola e Chico Buarque, Stephan explica que além de se deixarem levar pelas melodias e letras desses artistas, também são influenciados pela forma como eles interpretam as canções. "São os artistas que a gente sempre escutou com a família, desde pequenos."

Sem birras de tentar fugir de perguntas relacionadas ao pai (afinal, faz rap, como ele, e quer viver de música, assim como ele), Stephan admite que trabalhar com D2 e ganhar experiência musical desde bem novo foram fatores decisivos para chegar até aqui. "Foi ali que entendi como é que funcionava todo o processo, senti o clima do palco e como é a hora de fazer a música, criar", afirma. "Eu nem pensava muito em continuar com isso, era mais aquela situação toda de estar ali, cantando com o meu pai. Só de uns anos para cá que comecei a fazer meus beats."

Foi assim, durante uma produção espontânea de algumas batidas próprias, que tudo engrenou: "Eu estava montando um home estúdio no meu quarto e, uma vez que os meninos da banda foram lá em casa, a gente acabou escrevendo e gravando 'Que Vença o Melhor', tudo em um dia. Naquela empolgação, resolvemos fazer um clipe dessa música e começamos a trabalhar com ela. Meu pai estava com uns equipamentos e falou que dirigiria o clipe", conta Stephan. "Fomos para o Catete, no dia seguinte, e fizemos umas imagens lá, também filmamos tudo em um dia só."

Apesar de ter em casa um dos grandes nomes do rap nacional, ele garante que D2 dá espaço para que ele faça seu próprio trabalho. "Agora ele até que está dando mais opinião, mas procura não influenciar muito para ver como vai ficar, até onde a gente chega. Ele dá as dicas dele, também, mas como qualquer amigo nosso que está junto no processo."

Lançamento de "Que Vença o Melhor", da banda START

26 de novembro, às 21h

Espaço Vintage - Av.Gomes Freire ,147 - Lapa

R$30 (R$20 com nome na lista)

Abertura: banda Cafundó

Participações: MC King Mack, DJ Alvez (START) e Marcelinho da Lua

Informações: (21) 3806-6328