Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Beatles no iTunes

Obra completa da banda pode estar disponível para download até o final do ano; site desmente

Da redação Publicado em 10/03/2008, às 09h27 - Atualizado às 13h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os 13 álbuns de estúdio do Fab Four devem entrar para o catálogo do iTunes até o fim de 2008 - Lester Cohen/Divulgação
Os 13 álbuns de estúdio do Fab Four devem entrar para o catálogo do iTunes até o fim de 2008 - Lester Cohen/Divulgação

Todos os álbuns dos Beatles podem ser disponibilizados para download legal até o final do ano, informou o jornal britânico Daily Telegraph.

As músicas devem aparecer no iTunes. O contrato, que segundo o jornal pode girar em torno de R$1 bilhão, teria se tornado possível depois de resolvidas questões legais com a gravadora EMI, e entre a Apple Corps, empresa criada pelos Beatles para administrar o legado da banda, e a Apple Inc., dona do iTunes (os problemas giravam em torno do uso do nome "Apple").

Paul McCartney seria o responsável pelas negociações. O dinheiro de um possível contrato será dividido entre ele, Ringo Starr e as famílias de John Lennon e George Harrison. Michael Jackson e as gravadoras EMI e Sony também devem ficar com uma fatia do bolo, já que detêm os direitos sobre algumas músicas dos Beatles.

McCartney já entrou na onda da música digital. Sua obra como artista solo está disponível na internet para downloads legalizados desde maio de 2007.

Segundo o site da Billboard, a Apple Inc. declarou que as notícias veiculadas sobre o catálogo dos Beatles na internet não têm fundamento. EMI e Apple Corps se negaram a falar sobre o assunto.