Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bob Burnquist vence na Megarampa

Brasileiro enche sambódromo de torcedores e leva troféu da primeira competição na pista gigante organizada no país

Por Artur Tavares Publicado em 24/11/2008, às 18h40

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O skatista Bob Burnquist foi o vencedor da primeira competição brasileira na Megarampa, pista de 27 metros de altura e 105 metros de comprimento. O brasileiro, também organizador do campeonato, foi coroado diante de oito mil torcedores que encheram o Sambódromo do Anhembi, em São Paulo.

Os também brasileiros Lincoln Ueda, Sandro Dias e Cristiano Matheus não conseguiram se classificar na chuvosa tarde de sábado. Jake Brown (que ficou em segundo lugar), Andy MacDonald (terceiro lugar), Adam Taylor, Buster Rertelman e Rob Lorifice disputaram com Bob Burnquist neste domingo.

A chuva deste sábado atrapalhou o andamento do evento, fazendo com que uma competição de manobras (também vencida por Burnquist), patrocinada por uma marca de bebida achocolatada, acontecesse apenas na manhã deste domingo. Outra prova, de salto mais alto no quarter (a metade de um half-pipe; ponto final da megarampa), foi ganha por Jake Brown, que atingiu 6,5 metros.

Para alcançar 179 pontos, nota final do vencedor da prova, os jurados somaram a pontuação obtida nas manobras executadas na rampa e no quarter. Além disso, dos cinco saltos realizados por cada competidor, pelo menos dois deveriam ser completados; um partindo da mais baixa rampa de lançamento e outro da alta, 22 e 27 metros, respectivamente.

Burnquist era claramente o favorito da competição. Seu maior concorrente, Danny Way, se machucou nos treinos preliminares na última quarta-feira, foi hospitalizado, e não pôde competir. Way, criador da modalidade, e Bob têm, cada um, uma megarampa em casa.

Na entrevista coletiva de imprensa realizada durante a semana, o skatista brasileiro não pensava na vitória fácil. "Vim pra cá andar de skate. Já sou vencedor de estar aqui".

A organização promete que a competição Megarampa acontece em São Paulo pelo menos nos próximos três anos.