Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bob Dylan anuncia caixa com 36 discos de gravações ao vivo de 1966

Ouça a rara “Tell Me, Momma”, registrada em um show do cantor no Royal Albert Hall, em Londres

Rolling Stone EUA Publicado em 27/09/2016, às 11h46 - Atualizado às 12h08

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os anos elétricos: 1965-1966 - AP
Os anos elétricos: 1965-1966 - AP

Bob Dylan fez dois shows no Royal Albert Hall, em Londres, em 1966, um ano que ele passou a maior parte na estrada com The Band. Nas duas noites em Londres, Dylan tocou a blueseira “Tell Me, Momma”, uma faixa que foi apresentada frequentemente por ele naquele ano, mas nunca lançada em um álbum.

LEIA TAMBÉM

Ouça Bob Dylan aos 20 anos falando sobre começo da carreira

Saiba como surgiu “Like a Rolling Stone”, maior música de Dylan

Fotógrafo explica como registrou a capa de Blonde on Blonde

Uma versão crua e elétrica da canção, ao vivo, ganha vida nesta terça, 27 (ouça abaixo), antes de ser lançada oficialmente em diversos formatos ainda este ano. A versão foi registrada no primeiro dos dois shows no Royal Albert Hall, em 26 de maio de 1966, pouco mais de uma semana depois de o disco Blonde on Blonde ter sido lançado.

“Tell Me, Momma” integra a caixa The 1966 Live Recordings, com 36 CDs, que documenta vários shows de Dylan nos Estados Unidos e Europa naquele ano. As gravações foram recuperadas de mesas de som, gravações móveis e fitas da plateia e, com exceções do show de Manchester e algumas outras performances, a maioria do material é inédito. O lançamento está marcado para 11 de novembro.

A primeira apresentação de Dylan no Royal Albert Hall também vai ser lançada separadamente, como The Real Royal Albert Hall 1966 Concert. O título “corrige” um bootleg de 1998 que identifica um show de Manchester – da infame performance do “Judas” – como tendo acontecido no Royal Albert Hall. O lançamento chega às lojas em 25 de novembro como LP duplo e em 2 de dezembro como CD duplo.

Ouça a versão inédita de “Tell Me, Momma” abaixo.