Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Após oito meses, Bob Dylan faz discurso de aceitação do Nobel de Literatura

Lendário cantor e compositor enviou uma gravação de mais de 25 minutos à Academia Sueca

Redação Publicado em 05/06/2017, às 16h07 - Atualizado às 17h47

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan em apresentação em Nottingham, na Inglaterra, em janeiro de 2017 - AP
Bob Dylan em apresentação em Nottingham, na Inglaterra, em janeiro de 2017 - AP

Ainda que Bob Dylan tenha recebido formalmente o Prêmio Nobel de Literatura de 2016 em Estocolmo, na Suécia, em abril, ele ainda precisava fazer um discurso para ganhar a premiação em dinheiro, 8 milhões de coroas (equivalentes a quase R$ 3 milhões).

No último fim de semana, oito meses após o anúncio de Dylan como o vencedor da honraria, o cantor e compositor enviou uma gravação de 27 minutos à Academia Sueca, na qual fala sobre diversos músicos e peças literárias que inspiraram composições dele. Entre os nomes citados está o guitarrista Buddy Holly e livros clássicos, como Moby Dick, Sem Novidade no Front, e Odisseia.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista de 1962, Bob Dylan, então com 20 anos, fala sobre começo da carreira

Minidocumentários contam a história das capas de discos de Bob Dylan

Com nova cover de Frank Sinatra, Bob Dylan anuncia álbum triplo de versões

“Nossas músicas estão vivas no mundo dos vivos. Mas a música não é como a literatura. Canções são feitas para serem cantadas, não lidas”, disse, no final do discurso. “E eu espero que alguns de vocês tenham a chance de ouvir essas letras da maneira que devem ser ouvidas: em shows, em gravações ou seja lá qual for o jeito que as pessoas escutam música hoje em dia.”

Ouça ao discurso completo de Dylan abaixo.