Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bob Dylan ganha Pulitzer

Cantor foi homenageado por contribuição à música popular; prêmio é dado aos principais nomes do jornalismo norte-americano

Da redação Publicado em 08/04/2008, às 10h14 - Atualizado às 11h52

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Bob Dylan foi homenageado por sua "força poética extraordinária" - AP
Bob Dylan foi homenageado por sua "força poética extraordinária" - AP

Bob Dylan ganhou, inusitadamente, um prêmio Pulitzer na noite de ontem, 7. O Pulitzer é um dos mais importantes prêmios relacionados ao jornalismo dos Estados Unidos. É a primeira vez que um artista do rock é escolhido pela comissão julgadora (a categoria música foi incluída em 1943, tendo como foco, na maioria das vezes, a música clássica; em 2007, o jazzista John Coltrane foi agraciado com uma homenagem póstuma).

O cantor folk foi recebeu um prêmio honorário por seu "profundo impacto na música popular e na cultura norte-americana, marcada por composições líricas e força poética extraordinária".

O Pulitzer existe desde 1917, e além dos prêmios jornalísticos de música, também inclui as categorias de poesia, fotografia e artes. O nome é uma homenagem ao jornalista Joseph Pulitzer, um dos primeiros defensores do ensino universitário à categoria.