Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Bob Dylan não comparecerá à cerimônia do prêmio Nobel

Segundo a Academia Sueca, o músico norte-americano afirmou ter “outros compromissos”

Redação Publicado em 16/11/2016, às 15h35 - Atualizado às 18h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<b>5 - Bob Dylan</b>
<br><br>
Ele não poderia ficar de fora: Bob Dylan, autor de música e letra de "Things Have Changed", de <i>Garotos Incríveis</i>, foi premiado com o Oscar em 2001.


 - Chris Pizzello/AP
<b>5 - Bob Dylan</b> <br><br> Ele não poderia ficar de fora: Bob Dylan, autor de música e letra de "Things Have Changed", de <i>Garotos Incríveis</i>, foi premiado com o Oscar em 2001. - Chris Pizzello/AP

Bob Dylan não irá à cerimônia de entrega do Nobel de Literatura. Segundo a Academia Sueca, o músico afirmou em uma carta “ter outros compromissos”. De acordo com uma nota publicada no site da instituição, Dylan declarou estar “extremamente honrado” com a indicação, embora não possa ir a Estocolmo receber o prêmio pessoalmente.

LEIA TAMBÉM

Em entrevista de 1962, Bob Dylan, então com 20 anos, fala sobre começo da carreira

Minidocumentários contam a história das capas de discos de Bob Dylan

Bob Dylan faz cover de “Free Bird”, do Lynyrd Skynyrd, em show nos Estados Unidos

A Academia ressaltou no comunicado que o Nobel de Literatura ainda pertence ao cantor e compositor norte-americano: “É incomum que os indicados não compareçam à cerimônia, mas não é um fenômeno raro. Em um passado recente, diversos laureados não puderam vir a Estocolmo para receber o prêmio, entre eles Doris Lessing, Harold Pinter e Elfried Jelinek. Contudo, o prêmio pertence a eles, assim como no caso de Dylan.”

O anúncio de que Bob Dylan venceu o Prêmio Nobel 2016 em literatura foi realizado na quinta-feira, 13 de outubro. Em declaração, a Academia afirmou que o intérprete e compositor mereceu a homenagem por “ter criado novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical.” Ele é a primeira pessoa oriunda dos Estados Unidos a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura desde Toni Morrison em 1993. Outros laureados norte-americanos na literatura incluem William Faulkner, Ernest Hemingway e John Steinbeck.

A notícia foi dada pela secretária-geral da Academia, Sara Danius. De acordo com a rádio NPR, ela afirmou que Dylan é “um grande poeta na tradição da língua inglesa” durante uma entrevista após o anúncio. “Por 54 anos, ele esteve na ativa e se reinventando, constantemente criando uma nova identidade”, ela acrescentou.

O músico levou cerca de 20 dias para reconhecer publicamente a condecoração. A Academia chegou a declarar ter desistido de contatá-lo depois de uma série de tentativas. “Liguei e enviei e-mails para os colaboradores mais próximos e recebi respostas muito simpáticas. Por enquanto, julgo que é suficiente”, disse Sara em entrevista à rádio pública da Suécia.

Apesar de ter atualizado inesperadamente o site oficial dele informando ter vencido o prêmio na segunda-feira, 17 de outubro, a primeira resposta do cantor veio em uma entrevista ao jornal britânico The Telegraph. “É difícil acreditar”, disse à publicação. “Receber a notícia foi maravilhoso, incrível. Quem não sonha em algo como isso?”

Desde 1901, o Prêmio Nobel de Literatura foi entregue a 113 pessoas. No site do Nobel é especificado que o prêmio pode ser dado a quaisquer “escritos que, em virtude de sua forma e estilo, possuam valor literário”. Além de receberem o prêmio das mãos do rei da Suécia em uma cerimônia – que é realizada tradicionalmente em 10 de dezembro –, os laureados devem fazer um discurso.

O prêmio acompanha 8 milhões de coras suecas, cerca de US$ 900 mil. Para receber a quantia em dinheiro, o vencedor do Nobel de literatura deve fazer, dentro de seis meses, uma palestra sobre literatura ou então uma apresentação.