Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Brasil terá ano da França em 2009

Mostras de cinema, shows, exposições fotográficas e de artes plásticas cruzam o oceano para festa

Da redação Publicado em 28/05/2008, às 16h21 - Atualizado às 16h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Serge Gainsbourg, morto em 1991, terá suas músicas reinterpretadas pela Orquestra Imperial no França.br 2009 - Hulton Archives/Getty Images
Serge Gainsbourg, morto em 1991, terá suas músicas reinterpretadas pela Orquestra Imperial no França.br 2009 - Hulton Archives/Getty Images

Foi anunciado nesta quarta-feira, 28, o Ano da França no Brasil, em comemoração à visita do presidente Nicolas Sarkozy por aqui em 2009. Para isso, o país europeu e o governo brasileiro vão realizar uma série de manifestações culturais com artistas de lá a partir do próximo 21 de abril, feriado de Tiradentes.

Entre as atrações, já estão confirmadas uma mostra de cinema do diretor Chris Marker (Sans Soleil, Letter from Siberia), shows do DJ francês Laurant Garnier e da Orquestra Imperial interpretando músicas de Serge Gainsbourg, além de mostras dos pintores Matisse e Léger e dos fotógrafos Jean Manzon e Pierre Verger.

O Ano da França no Brasil, chamado oficialmente de França.br 2009, ainda estuda trazer uma exposição de fotografias de Rodin no MASP e de colocar o país europeu como tema de uma edição do São Paulo Fashion Week.

Ao todo, serão sete meses de eventos relacionados à cultura francesa acontecendo por todo país (o último deles acontecerá em 15 de novembro, no feriado da Proclamação da República).

O orçamento para a realização do evento, uma retribuição francesa ao Ano do Brasil na França (em 2005), será dividido entre o governo dos dois países, além do patrocínio de empresas privadas.

O calendário completo do evento deve ser divulgado em dezembro, quando Sarkozy oficializar sua agenda para a visita no Brasil em 2009.