Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Canadá proibe execução de hit do Dire Straits nas rádios

Segundo conselho, "Money for Nothing" só poderá ser tocada em sua versão editada devido à letra homofóbica

Da redação Publicado em 17/01/2011, às 18h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
"Money for Nothing", clássico do Dire Straits, é censurado no Canadá - AP
"Money for Nothing", clássico do Dire Straits, é censurado no Canadá - AP

Um dos hits oitentistas do Dire Straits foi censurado no Canadá, segundo informação do site da Rolling Stone EUA. "Money for Nothing" foi considerada muito ofensiva para ser transmitida nas rádios locais do país - a faixa foi lançada em 1985.

O Canadian Broadcast Standards Council (Conselho de Padronização da Radiodifusão Canadense) decidiu vetar a canção por causa da palavra "faggot" ("bicha", em português), considerada desrespeitosa e homofóbica. Em fevereiro de 2010, uma reclamação foi feita contra a rádio OZ FM por ter executado a faixa.

Uma versão editada de "Money for Nothing" (sem a palavra) foi liberada, mas a OZ FM posicionou-se contra, já que alega que sua programação é formada por versões originais das faixas escolhidas. Em um comunicado ao conselho canadense, a emissora sustenta que a música se trata de "um hit histórico e essencial naquela forma e com aquela letra".

De acordo com a Rolling Stone EUA, em protesto, algumas estações passaram a tocar a versão original repetidamente por uma hora.