Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

China irá censurar artistas estrangeiros

Decisão veio depois de Björk gritar "Tibet! Tibet!" em um show em Xangai; território está sob comando chinês há mais de 50 anos

Da redação Publicado em 07/03/2008, às 12h33

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Björk gritou "Tibet, Tibet!" e causou polêmica em Xangai - Fernanda Soares/(Still)
Björk gritou "Tibet, Tibet!" e causou polêmica em Xangai - Fernanda Soares/(Still)

A China está prestes a tomar mais uma atitude contra a liberdade de expressão. A partir de agora, o governo irá controlar as apresentações de artistas de estrangeiros em território chinês.

A idéia surgiu depois da polêmica do show realizado pela cantora Björk no último domingo, 2. Depois de cantar a música "Declare Independece" ("declare independência"), Björk gritou 'Tibet! Tibet!". O Tibete está sob o comando da China há cerca de 57 anos, e a questão da independência do território é um tabu no país.

O Ministro da Cultura da China afirmou em seu site que Björk "quebrou a lei chinesa e feriu os sentimentos do povo. Iremos reforçar o controle sobre apresentações de artistas estrangeiros para prevenir casos semelhantes no futuro".

Depois das reclamações, a cantora islandesa declarou em seu site: "Gostaria de frisar que não sou da política, sou da música, e assim sendo sinto que é meu dever tentar expressar todas as emoções humanas. A necessidade de independência é apenas uma delas".