Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Cidadão Havel hoje no É Tudo Verdade

Festival traz com exclusividade doc sobre Václav Havel, figura política central da República Tcheca

Da redação Publicado em 28/03/2008, às 09h39 - Atualizado às 15h09

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Václav Havel protagoniza documentário dos diretores tchecos Pavel Koutecky e Miroslav Janek - Divulgação
Václav Havel protagoniza documentário dos diretores tchecos Pavel Koutecky e Miroslav Janek - Divulgação

Até chegar à presidência da antiga Tchecoslováquia em 1989, Václav Havel percorreu um longo caminho dentro do sistema político tcheco. O líder da chamada Revolução de Veludo (nomeada por conta do caráter não-violento com o qual propunha mudanças), foi figura essencial na queda do regime comunista dentro do país, no ano em que foi eleito presidente. A história e fragmentos que ajudam a entender a personalidade do dramaturgo são mostrados hoje, dentro do Festival É Tudo Verdade, às 21h, em Cidadão Havel, documentário dos diretores Pavel Koutecky e Miroslav Janek.

Entenda o É Tudo Verdadeaqui.

O longa foi exibido no Festival de Berlim 2008, e chega às telas brasileiras com exclusividade no festival dirigido por Amir Labaki. O crítico, em entrevista a este site, destacou a importância da produção: "É um perfil irresistível de uma das personalidades culturais e políticas mais fascinantes de nosso tempo".

Havel renunciou à presidência em 1992, quando começaram os processos de separação da Tchecoslováquia. Com a criação da República Tcheca, ele volta à presidência em 1993, sendo reeleito em 1998. Os diretores, que tiveram contato estreito com o ex-presidente durante 13 anos, usam, durante cerca de duas horas, imagens oficiais e de bastidores para traçar o seu perfil.

O filme terá uma segunda exibição no dia 3 de abril, e assim como em todas as outras sessões do É Tudo Verdade, a entrada é gratuita.

Cidadão Havel

Cinesesc - 28/03 - 21h

Rua Augusta, 2075 - Jardins, SP

Informações: (11) 3087-0500

Centro Cultural Banco do Brasil - 03/04 - 15h

Rua Álvares Penteado, 112, SP

Informações: (11) 3113-3651 / 3113-3652