Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Cidadão Kane será lançado em Blu-ray e para download

O clássico filme de Orson Welles completa 70 anos em 2011, e sairá no dia 13 de setembro em edição especial

Da redação Publicado em 14/06/2011, às 13h28

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Still de <i>Cidadão Kane</i>, que será lançado em Blu-ray - Reprodução
Still de <i>Cidadão Kane</i>, que será lançado em Blu-ray - Reprodução

Tido como um dos maiores filmes da história do cinema, Cidadão Kane completa 70 anos em 2011. Por isso, este ano, recebe uma edição especial em Blu-ray e para download. As informações são do site da revista The Hollywood Reporter.

O lançamento da Warner Home Video será uma versão restaurada do original, em alta definição. O pacote contará também com muitos extras, incluindo os documentários The Battle Over Citizen Kane e RKO 281. A edição de colecionador virá com um livro de 48 páginas com todo tipo de imagens relacionadas ao longa, além de memorandos e correspondências trocadas durante a produção. Já as versões para baixar sairão via iTunes, On Demand, VUDU and Amazon Instant Video.

Janet Wilson, uma das responsáveis por restaurar a versão original para essa edição especial de aniversário, declarou: "o trabalho para recriar o visual original do filme e limpar os efeitos causados pelo envelhecimento foi um processo minucioso, feito em um frame de cada vez.

Coescrito, dirigido, estrelado e produzido por Orson Welles, quando o cineasta tinha apenas 25 anos, o filme indicado a nove prêmios no Oscar (e vencedor na categoria melhor roteiro original) conta a história do polêmico milionário Charles Foster Kane. Trata-se de um magnata da imprensa que vive seus últimos dias em reclusão e, ao morrer, pronuncia uma última e misteriosa palavra: "Rosebud". A partir daí, um jornalista tenta descobrir mais sobre a vida de Kane e, em especial, o significado de sua "declaração final". Ele entrevista diversas pessoas que conviveram com ele e Cidadão Kane vai se desenrolando em flashbacks.