Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Clipe de Pabllo Vittar é retirado do ar devido a problemas jurídicos envolvendo Rico Dalasam

O rapper exige revisão do contrato firmado com drag para receber mais pelo vídeo de “Todo Dia”

Redação Publicado em 01/08/2017, às 13h28 - Atualizado às 14h42

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Cena do clipe de "Todo Dia", de Pabllo Vittar - Reprodução
Cena do clipe de "Todo Dia", de Pabllo Vittar - Reprodução

A música “Todo Dia”, da drag queen Pabllo Vittar, foi retirada de todas as plataformas de streaming e do YouTube nesta terça, 1º. A decisão foi tomada devido à notificação extra-judicial enviada por Rico Dalasam para o DJ Gorky e para a Pabllo Vittar no último dia 29 de junho.

Rico Dalasam exige receber mais royalties pelo vídeo, que possuía cerca de 50 milhões de visualizações no YouTube. Através de comunicado, a assessoria de Vittar rebateu que o rapper havia cedido o valor que receberia como co-intérprete da canção em troca da íntegra dos direitos referentes à composição. Na realidade, a faixa foi coescrita por DJ Gorky e por Maffalda, nome artístico de Arthur Gomes.

“Na época do lançamento do álbum, foi acordado e assinado contrato entre as partes que estipulava a integralidade de Rico com 100% dos direitos autorais pela composição da música. Em contrapartida, sua participação como artista convidado na gravação da música seria gratuita, ressalvados os seus direitos de execução pública como intérprete, que são aqueles pagos diretamente pelo ECAD e sociedades autorais. Todos os documentos e autorizações foram assinados refletindo esse combinado”, explica o comunicado.

A assessoria ainda revela que o DJ Gorky havia se disposto a rever a questão após o pedido de Dalasam. No entanto, o DJ queria que também fossem revistos os créditos de autoria da música, para que Gorky e Maffalda (Arthur Gomes) sejam reconhecidos como coautores de “Todo Dia”. “[DJ Gorky] propôs que os direitos autorais e de intérprete fossem divididos em 50% para cada um, mas infelizmente Rico Dalasam não concorda com esses termos e insiste em querer manter 100% do autoral, o que inviabilizou qualquer acordo”, afirma o texto expedido pela assessoria de Vittar.

A assessoria responsável por Rico Dalasam se pronunciou, afirmando que "a notificação feita pelo advogado do artista só precisou ser realizada devido ao fato dos produtores da canção quererem se apropriar dos direitos autorais da obra musical 'Todo Dia', que é exclusivamente de sua autoria. 'Todo Dia' foi criada por Rico depois de uma história vivida durante um carnaval em Minas Gerais. A composição já foi feita com melodia e ritmo, o que a torna 100% de titularidade do autor".

"Mesmo com todo sucesso, Rico não recebeu um centavo pela sua participação como co-intérprete da gravação de 'Todo Dia', com Pablo Vittar, e quando questionou sobre sua parcela de direitos a este título, já que canta e participa do clipe, recebeu a indecorosa contra-proposta de só receber caso cedesse 50% da composição que criou para o produtor DJ Gorky, dono do fonograma e também produtor musical."

Recentemente, Pabllo Vittar ganhou destaque ao se juntar a Anitta para uma colaboração com o Major Lazer chamada "Sua Cara". Assista ao clipe abaixo.