Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Coldplay é campeão de vendas em 2008

Banda de Chris Martin vendeu 6,8 milhões de cópias de Viva La Vida ao redor do mundo; AC/DC, Duffy e Amy Winehouse também estão na lista

Da redação Publicado em 17/02/2009, às 11h41

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail

O Coldplay recebeu nesta segunda, 16, a confirmação oficial de que seu último disco foi o mais vendido no mundo em 2008. De acordo com comunicado divulgado pela Federação Internacional da Indústria Fonográfica (em inglês, International Federation of the Phonographic Industry), Viva La Vida or Death and All His Friends teve 6,8 milhões de cópias adquiridas durante o ano, além de ser o recordista em vendas digitais no primeiro mês de lançamento.

Em segundo lugar, ficou o AC/DC com Black Ice, primeiro álbum de estúdio do grupo em oito anos, lançado no último mês de outubro. A trilha sonora do filme musical Mamma Mia!, baseada em canções do Abba, ficou com a medalha de bronze.

Duffy, que com Rockferry, seu disco de estreia, se tornou a artista que mais vendeu no Reino Unido em 2008, ficou em quarto lugar, seguida pelo Metallica (Death Magnetic). Leona Lewis figurou a sexta posição com Spirit, de 2007, antecedendo Amy Winehouse com Back to Black, lançado em 2006. O top 10 fica completo com a coletânea High School Musical 3: Senior Year, Tha Carter III, de Lil Wayne, e Good Girl Gone Bad (2007), de Rihanna.

Clique aqui para ver a lista com os cinquenta discos mais vendidos em 2008.